Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na taxa do Enem 2024

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na taxa do Enem 2024

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (20) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por conta das enchentes que atingiram o território gaúcho desde o final do mês de abril. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85. As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho.

Calendário especial e prova específica

O Ministro disse ainda que o governo estuda um calendário diferenciado para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado.Os candidatos do Rio Grande do Sul podem se inscrever no período regular, que terá início no dia 27 de maio.

Santana informou, nas redes sociais, que está em análise a aplicação de uma prova específica para o estado, em condições especiais. 

Conforme o calendário do Enem, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM realizará reunião aberta para debater calendário acadêmico nesta quinta-feira Anterior

UFSM realizará reunião aberta para debater calendário acadêmico nesta quinta-feira

UFSM altera cronograma de retorno às aulas após enchentes Próximo

UFSM altera cronograma de retorno às aulas após enchentes

Educação