Universidade Federal de Santa Maria terá retorno das aulas na próxima segunda-feira

Vitor Zuccolo

Universidade Federal de Santa Maria terá retorno das aulas na próxima segunda-feira

Foto: Beto Albert

Em entrevista ao programa Fim de Tarde, da rádio CDN (93.5 FM) , o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, anunciou o retorno das aulas para o próximo dia 20.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As atividades estavam suspensas desde o final de abril, devido às fortes chuvas que atingiram Santa Maria e demais regiões do Rio Grande do Sul.


Ainda no início deste mês, a instituição divulgou uma normativa reafirmando a suspensão das aulas e informando que não havia previsão de retorno das aulas.


– Estamos voltando no dia 20, fizemos uma reunião com nossos pró-reitores, diretores das nossas unidades e dos outros campi também (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões) e entendemos que a nossa estrutura está em condições de retornar às aulas – declarou o reitor.


Outro ponto citado por Schuch para a tomada da decisão foi a distância que os alunos estão de seus familiares, e a impossibilidade de viagem de grande parte deles, devido aos bloqueios nas estradas. Para quem conseguiu viajar mas não consegue retornar, haverá flexibilização na contagem das faltas.  


– Nesse momento, nós vamos flexibilizar as aulas. Sabemos que muitos viajaram para suas cidades e não conseguem retornar, então, estamos flexibilizando as regras nesse momento.– explicou sobre as aulas.



Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, dois campis que ficam fora de Santa Maria, não haviam suspendido as aulas. A situação de Cachoeira do Sul foi analisada durante a reunião realizada na última segunda-feira (13).


– A maioria de seus acessos já estava liberada, e na outra reunião que tivemos, hoje pela manhã com os diretores das unidades, ficou compreendido que coisas pontuais precisam ser melhoradas.– salientou sobre as outras unidades.


Haverá uma nova reunião para debate sobre a mudança necessária no calendário para continuidade do semestre para os estudantes. Após os debates, a proposta do calendário será enviada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para resposta quanto à mudança do calendário.    


Confira abaixo a nota divulgada pela instituição

“Após as chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria precisou suspender suas atividades, por duas semanas, no Campus Sede e no Campus de Cachoeira do Sul, para o enfrentamento do pico da crise na região central do estado. Passado o período crítico, em decisão unânime tomada com os diretores das unidades, esses campi retomarão suas atividades no dia 20 de maio de 2024, com flexibilização para aqueles(as) afetados(as) diretamente por essa calamidade. O retorno às aulas será acompanhado do encorajamento da comunidade acadêmica à participação em atos de solidariedade e atividades técnicas. Reconhecemos a importância de garantir a segurança e o bem-estar dos membros da comunidade, e oferecemos apoio específico através de nossas ações, que podem ser acompanhadas no site ufsm.br/crise-climatica-rs-2024. É crucial destacar que a UFSM está ciente e respeitará os desafios enfrentados por sua comunidade. Sabemos que será um período difícil, em especial para estudantes e servidores(as) que tiveram suas moradias comprometidas, que residem em áreas vulneráveis ou em cidades em que o acesso rodoviário está inviabilizado. Até o final dessa semana, serão publicadas instruções normativas específicas para estudantes e servidores(as) que se encontram impossibilitados(as) de retornar às atividades presenciais. É fundamental enfatizar que a UFSM não está ignorando a gravidade dos acontecimentos. Pelo contrário, está comprometida em cumprir sua missão de gerar ciência, tecnologia, inovação, educação e arte, particularmente em momentos como este. Estamos mobilizando uma força-tarefa multidisciplinar, reunindo pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, não apenas para enfrentar os desafios imediatos de recuperação, mas também para desenvolver estratégias de longo prazo a fim de lidar com as mudanças climáticas e eventos extremos. Agradecemos a compreensão, a colaboração e o apoio de todos e todas durante este período desafiador.”


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas escolas da rede municipal seguirão sem atividades letivas nesta quinta-feira Anterior

Duas escolas da rede municipal seguirão sem atividades letivas nesta quinta-feira

Iniciando a prática de atividade física na terceira idade Próximo

Iniciando a prática de atividade física na terceira idade

Educação