pandemia

Com pareceres favoráveis, instituições de Ensino Superior já têm aulas presenciais

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
UFN retorna o segundo semestre letivo nesta segunda com aulas remotas síncronas

Desde junho, o Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) tem emitido pareceres favoráveis para as instituições de ensino que apresentam a documentação necessária para retomar as atividades presenciais. Entre as de Ensino Superior, sete já foram aprovadas para voltar a realizar atividades práticas, todas da rede particular: Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Franciscana (UFN), o núcleo de práticas jurídicas da Faculdade Palotina (Fapas), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), Instituto Eleva, Sobresp e Faculdade Metodista Centenário (FMC).   

VÍDEO+FOTOS: faculdade de Santa Maria realiza primeira formatura drive-thru

Em comum a todas as instituições que já têm alguma atividade presencial, está o cuidado constante com a sanitização e a segurança de alunos, professores e funcionários. Na UFN, por exemplo, alguns cursos que precisam de aulas práticas estão retornando desde julho. As atividades são ministradas para poucos alunos, respeitando o distanciamento e a ocupação máxima de cada sala ou laboratório (leia mais no texto abaixo).

Na Sobresp, as aulas de clínica da Pós-Graduação em Odontologia estão funcionando nos laboratórios, com atendimento individualizado aos pacientes. O retorno para o segundo semestre dos demais cursos e disciplinas ocorre de forma remota. As aulas são ministradas sempre nos mesmos horários e ficam gravadas para que os alunos possam ter acesso quando precisarem.

Já na Fisma, a previsão do começo das aulas do segundo semestre é para 31 de agosto. Para as disciplinas práticas, as turmas serão divididas em grupos de, no máximo, 15 alunos, em dias e turnos alternados. Até agora, estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia passaram por esse sistema de rodízio. Os alunos de Instrumentação Cirúrgica também estão nesse mesmo modelo.

'Esse corte inviabiliza o funcionamento no próximo ano', afirma reitora do IFFar

A Uningá Eleva mantém as atividades práticas presenciais das especializações em endodontia, implantodontia, prótese e ortodontia, além da atualização em cirurgia.

PELA INTERNET
Por outro lado, a Faculdade Metodista Centenário tem mantido apenas as aulas de forma remota desde março. A instituição aguarda outras aprovações de órgãos competentes para voltar ao trabalho presencial. No geral, todas as instituições têm mantido aulas teóricas apenas no sistema remoto. 

Na última semana, o Diário entrou em contato com a Ulbra e a Fisma, mas ambas não retornaram os e-mails ou as ligações do jornal.

SEGUNDO SEMESTRE
Nesta segunda-feira, a Universidade Franciscana retorna as aulas com o começo do segundo semestre letivo. As disciplinas teóricas serão ministradas de forma remota com aulas síncronas, ou seja, elas acontecem no mesmo horário que seriam em sala de aula com o professor interagindo com os alunos em tempo real.  

VÍDEO: UFSM só teria orçamento para funcionar até agosto de 2021, diz reitor

Já as atividades práticas, estágios, pesquisa e atendimento são feitos em plantões de acordo com os protocolos institucionais aprovados. Com a evolução do modelo de Distanciamento Controlado do Estado, o objetivo, futuramente, é retornar em sistema alternado, com atividades remotas e presenciais de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme a assessoria de imprensa da UFN, vários cuidados estão sendo tomados para que alunos, professores e funcionários fiquem seguros e seja evitada a transmissão do vírus. Todos passam por verificação de temperatura na entrada dos conjuntos e recebem borrifadas de álcool em gel nas mãos. As cantinas estão fechadas, e os ambientes de convivência, interditados.

Além disso, o uso de máscaras é obrigatório, e os atendimentos no setor administrativo estão sendo realizados de forma agendada. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fadisma prorroga prazos para ingresso ao segundo semestre Anterior

Fadisma prorroga prazos para ingresso ao segundo semestre

Próximo

Inscrições para chamada oral da UFSM terminam nesta segunda-feira

Educação