reinventando tradições

VÍDEO+FOTOS: faculdade de Santa Maria realiza primeira formatura drive-thru

Formandos do curso de Direito, vestidos com toga e usando máscaras de proteção, acompanharam momento solene de dentro dos seus carros

18.398
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Fotos: Pedro Piegas (Diário)

A formatura é um dos momentos mais especiais para os estudantes, que usam a data para compartilhar com seus amigos e familiares o resultado de uma jornada de vários anos. Entretanto, a pandemia tem feito com que dia tão sonhado não seja da forma esperada. Só que a Faculdade Palotina (Fapas), em Santa Maria, resolveu reinventar a tradição e realizou na noite deste sábado a primeira formatura no modelo drive-thru nas dependências da instituição. 


Vestidos com a toga e com máscara de proteção, os 11 formandos de Direito e um número limitado de convidados (quatro pessoas por veículo e até dois carros por formando) acompanharam o momento solene de dentro de seus carros. Um veículo por vez parava em frente a mesa onde estavam os canudos, o aluno descia, assinava a ata e comemorava o fim de um ciclo.

As homenagens e os discursos, gravados em vídeo, foram transmitidos em um telão. Quem estava em casa também pode acompanhar o momento por meio de transmissão ao vivo feita pela Fapas no Facebook. O evento foi realizado no estacionamento da faculdade e teve autorização da prefeitura.

VÍDEO: professora transforma hora do conto em vídeo para os alunos

A ideia da colação surgiu após a instituição acompanhar em outras cidades esse mesmo formato e perceber que dava certo:

- Em Santa Cruz do Sul, na Unisc, eu presenciei uma formatura que aconteceu com todo o distanciamento e respeito que tinha para evitar o coronavírus - explica o padre Jair Zaro, diretor da faculdade.

Apesar de todas as restrições, o momento foi de felicidade e emoção para o formando Cláudio Oliveira: 

- O sentimento que fica em uma formatura desse estilo é diferente, porque nós gostaríamos realmente de estar fazendo no modo tradicional. Porém, como nós comentamos entre nós formandos, a nossa formatura não é diferente, apenas as outras eram todas iguais. Graças à Deus conseguimos chegar até aqui e realizar esse momento - conta Oliveira.

Para a formanda Karla Schuster, o momento é de se reinventar até que tudo passe :

- Independente da pandemia, a sensação é de missão cumprida. É uma questão da gente se adaptar ao que temos no momento - completa Karla.

Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190