#portodonós

VÍDEO: empresa fotográfica de Santa Maria lança vitrine solidária

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Desde que surgiu, a fotografia revolucionou o conceito de representação e tornou-se uma ferramenta para guardar lembranças e momentos marcantes em nossas vidas. Em tempos de crise, o que precisará sempre ser lembrado, assim como o que fica nas fotos, é a memória daquilo que valeu a pena. Nesse quesito, a solidariedade tem sido uma das principais candidatas a postular nos álbuns de lições a serem tiradas após a pandemia de coronavírus. Entre os modelos de boas ações, está a Asaphoto, empresa santa-mariense que aderiu à iniciativa de montar uma vitrine solidária.

LEIA MAIS:
VÍDEO: na loja de armarinhos, solidariedade e tecnologia são ferramentas pra driblar a crise 

'Tudo que adquiri em Santa Maria foi atuando no comércio. De repositor de prateleiras a gerente', diz funcionário

Quem passou pela sede da empresa no Calçadão Salvador Isaia durante a última semana pode ter visto o cesto colocado pela equipe da empresa em frente à loja. A lógica da vitrine solidária é muito simples: quem estiver precisando e passar por ali, pode pegar o que quiser, e quem quiser doar só precisa deixar os itens no cesto. Podem ser entregues alimentos, roupas e materiais de higiene no local.

Conforme o sócio-proprietário da Asaphoto, Antônio Fritsh, a vitrine solidária surgiu com a intenção de fazer parte da grande rede de solidariedade que tem se formado em Santa Maria entre empresas, entidades e voluntários.

- A ideia da vitrine é arrecadar o máximo de itens possíveis. Pretendemos receber comida, roupas, e material de higiene - afirma Antônio.

A Asaphoto possui, hoje, duas sedes: além da loja do Calçadão, também há o estúdio fotográfico na Avenida Dores. No entanto, a sede do Calçadão foi escolhida para abrigar a vitrine por conta do maior fluxo de pessoas e, assim, aumentar a rotatividade de doações e retiradas.

- É uma troca: pessoas que passam por aqui podem doar, e outras que estão necessitando podem retirar. Sempre vai ter alguém que vai precisar - explica o proprietário.

Compromisso com o que é daqui data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Ao todo, a empresa gera 37 empregos, entre funcionários diretos e indiretos. Com isso, além de contribuir com o retrato de boas ações em Santa Maria, a Asaphoto segue a missão de manter a economia da cidade focada. Uma das beneficiadas com o sucesso da empresa é Carolina de Souza, funcionária do setor administrativo e financeiro há 7 anos. Para ela, valorizar a economia local sempre foi importante, mas atualmente tornou-se imprescindível.

- Na situação que estamos vivendo, temos que valorizar mais as empresas locais do que os de fora. Já era importante, mas nesse momento é mais ainda para que consigamos manter os empregos aqui e não ficar dependendo de fatores externos - avalia.

Segundo Carolina, a rotina faz com que os empreendimentos locais sejam mais do que necessários:

- No dia-a-dia, a gente procura sempre coisas mais próximas do local de trabalho. Desde mercado, padarias, restaurantes, até mesmo lojas, principalmente por causa do tempo e da proximidade. 

Relação mútua de confiança que já dura 23 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Fundada em 1997, a Asaphoto conta com os mais diversos serviços relacionados à fotografia. Desde revelação e impressão de imagens, venda de produtos, presentes e equipamentos para câmeras na matriz do Calçadão, até os ensaios fotográficos confeccionados pela equipe do estúdio na Avenida Dores.  

A empresa oferece sessões de fotos para gestantes, aniversariantes, bebês, pets, enfim, todo o tipo de recordação que os clientes gostam de guardar. A relação de credibilidade e confiança entre clientes e empresa é refletida atualmente nas ações como a vitrine solidária, como resume Antônio:

- Tentamos manter sempre um elo com a sociedade, e a vitrine é uma prova disso.

Asaphoto

  • Serviço: impressão de fotografias, produtos fotográficos, câmeras e equipamentos, além de ensaios fotográficos personalizados
  • Fundação: 1997 (23 anos em atividade)
  • Empregos gerados: 37 funcionários, entre diretos e indiretos
  • Endereço: Calçadão Salvador Isaia, 1277 (loja sede) e Av. N. Sra. das Dores, 150 (estúdio fotográfico)
  • Contato: (55) 3028-0509 (Calçadão) e 3028-0508 (Av. Dores)

#portodosnós
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais de 32 milhões de pessoas foram inelegíveis para o auxílio emergencial

Próximo

Pesquisa da UFSM avalia a mudança na situação financeira das famílias durante a pandemia

Economia