Polêmica

VÍDEO: após críticas em redes sociais, presidente de sindicato fala sobre a Havan em Santa Maria

Deni Zolin

Após a divulgação de um vídeo do dono das lojas Havan, Luciano Hang, em que reclamou dos sindicatos dos trabalhadores de Santa Maria e Santa Cruz do Sul quanto à abertura em feriados, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Maria, Rogério Reis, começou a ser alvo de uma enxurrada de críticas nas redes sociais. A situação chegou a tal ponto que Reis resolveu gravar um vídeo para esclarecer sua posição. Ele voltou a alegar que é a favor da vinda da Havan.

- Num vídeo postado pelo dono da empresa, colocou toda a população contra a minha pessoa, o que, na verdade, foge da realidade dos fatos. Eu sou favorável a qualquer empresa que venha para Santa Maria. Como ele bem sabe, existe uma lei que trata da abertura dos feriados por lei. e para isso existir, primeiro eles têm de se estabelecer em Santa Maria, botar a loja funcionar, ter os empregos, para depois haver uma negociação com a empresa. É assim que funciona. Qualquer empresa que se estabelecer em Santa Maria vem, e tem regras, convenções e leis que têm de ser respeitadas. No domingo, todas as lojas podem abrir, isso não está em discussão. Elas não abrem porque não é conveniente para elas - afirmou.

Sindilojas vai tentar abertura em mais feriados


Além disso, Reis alega que ainda aguarda a proposta do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) para o reajuste salarial e para abertura em feriados, pois só depois disso poderá se posicionar. E a decisão final será tomada na assembleia.

- Somos a favor do trabalho, do emprego, da distribuição de renda, mas, infelizmente, muitos me criticaram porque viram um vídeo que não condiz com a verdade. Qualquer empresa pode vir para Santa Maria e somos a favor, inclusive que a Havan venha. Portanto, quero esclarecer que o papel do sindicato é defender uma categoria. E há anos faço isso porque entendo que o sindicato é a única arma que os trabalhadoras e as trabalhadores têm para garantir os seus direitos. Por isso, para deixar bem claro: que venha a Havan, que venham mais empresas, que venham indústrias para esta cidade, para criar renda, emprego, e para que tenhamos uma cidade forte nos seus tributos. Temos de trabalhar com responsabilidade. As redes sociais estão aí, todo mundo pode escrever o que bem entende, mas primeiro temos de saber como funciona, como são as leis, como se desenvolve uma negociação. As lojas têm de cumprir as leis, e os trabalhadores também têm regras - diz Reis.

Em 2018, o comércio já pôde abrir em quatro feriados, e este ano, há chance de ampliar esse número.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abono 2017: nascidos em março e abril recebem benefício a partir desta quinta Anterior

Abono 2017: nascidos em março e abril recebem benefício a partir desta quinta

Papelarias esperam vender até 10% mais que no ano passado em Santa Maria Próximo

Papelarias esperam vender até 10% mais que no ano passado em Santa Maria

Economia