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Vestuário lidera lista de presentes para o Dia dos Namorados

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

 As vitrines dos shoppings e lojas de rua já anunciam: 12 de junho, no próximo sábado, será comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A ideia de criar a data em território brasileiro foi do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo, que era dono da agência Standart Propaganda. Ele foi contratado por uma loja para melhorar o resultado das vendas de junho, marcadas, até a década de 1940, por desaquecimento da atividade econômica. Foi, assim, instituído, o Dia dos Namorados no Brasil.

Em Santa Maria, o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcio Rabelo, relata que a expectativa é positiva no comércio neste segundo ano de pandemia.

- Temos uma perspectiva muito positiva. Já viemos de um Dia das Mães, de um mês de maio muito bom. Todos os lojistas relataram um bom fluxo. À medida em que a confiança vai voltando, o consumo também vai se normalizando - relata Rabelo, que assumiu a presidência da entidade nesta semana.

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Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio) nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Ijuí aponta os tipos de presentes mais procurados neste ano pelos namorados. Na lista, a preferência é pelos vestuários, com 35,6% dos pesquisados relatando que pretendem dar roupas para o seu amor. Na sequência, estão, perfumes e cosméticos (22,9%), chocolates (11,7) e calçados (11,7%).

Quanto às formas de pagamento, 73,5% dos pesquisados pretendem realizar compras à vista. Entre os que pretendem comprar a prazo, 66,7% irão pagar em duas ou três parcelas, sugerindo cautela diante do cenário econômico num futuro próximo.

Entre os entrevistados, 40,5% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados, sendo que, desse total, 37,3% irão optar por almoço ou jantar em bares e restaurantes, enquanto 35,5% optarão por almoço ou jantar especial em casa.

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- As datas comemorativas sempre movimentam o comércio varejista e em 2021 elas são especialmente importantes. Isso vai dar um alívio de caixa a muitos varejistas. Isso porque os presentes costumam ser focados em produtos que tiveram sua venda muito comprometida ao longo de 2020 pelo fechamento das lojas e pela redução da mobilidade das pessoas - ressalta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Movimento 

Nas lojas, a expectativa é positiva. A vendedora da Colcci do Royal Plaza Shopping Sara Abrantes relata que, neste ano, muitas pessoas se anteciparam e garantiram os presentes.

- O movimento está sendo bem bom, o pessoal se preparou mais também para vir de forma antecipada escolher o presente. Dia dos Namorados e Dia das Mães são, para nós, datas bem legais - relata.

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