economia

UFSM vai receber R$ 630 mil para projeto internacional voltado à pesquisa de combustíveis limpos

Da redação

Foto: Arquivo Diário

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai receber R$ 630 mil para um projeto internacional que integrará para pesquisar biocombustíveis avançados.

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, assinou na última quarta-feira, em Campinas (SP), um termo de cooperação que formaliza a participação da universidade no Consórcio BioValue, projeto interinstitucional de pesquisa que tem por objetivo a produção de biocombustíveis a partir de rejeitos da indústria agroflorestal (mais limpos). O projeto, proposto por um consórcio de instituições brasileiras, integra o Horizonte 2020, programa de fomento à pesquisa e inovação da União Europeia (UE). A coordenadora o projeto na UFSM, Paola de Azevedo Mello, acompanhou o reitor.

- Para a universidade, integrar esta iniciativa, proposta pelo grupo de pesquisa da química, é motivo de muita honra e distinção, especialmente neste cenário de dificuldades que estamos enfrentando, com recursos escassos para o financiamento de projetos importantes como este - avaliou Burmann, reiterando a relevância da pesquisa e sua relação com questões ambientais e energéticas, fundamentais para o desenvolvimento do país no seu entendimento.

Luciano Hang confirma construção da Havan em Santa Maria

Conforme a assessoria de comunicação da UFSM, o valor disponibilizado será destinado para a aquisição de um cromatógrafo com espectrofotômetro de massa, equipamento que vai permitir a determinação da composição dos biocombustíveis produzidos.

SOBRE O PROJETO

O "Consórcio BioValue - Valorização de cadeia produtiva descentralizada de biomassa visando à produção de biocombustíveis avançados: desenvolvimento e avaliação de rotas termoquímicas integradas à produção da biomassa e a rotas bioquímicas" é coordenado pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O projeto foi submetido e aprovado em uma chamada de propostas específica, lançada pela Comissão Europeia e órgãos que compõem o programa europeu Horizonte 2020. Além da UFSM, participam do projeto outras 11 instituições de ciência e tecnologia, entre universidades e institutos de pesquisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; quatro Fundações de Amparo à Pesquisa (Fapergs, Fapesp, Fapemig e Facepe); e quatro empresas (Klabin, Fibria, Embraer e Petrobras). O consórcio brasileiro, conforme era preconizado na chamada, desenvolve suas pesquisas em paralelo com um consórcio firmado na UE, a qual selecionou o Consórcio Becool.

Na UFSM, o projeto partícipe do Consórcio BioValue foi apresentado pelo Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (Laqia), do Departamento de Química, e será coordenado pela professora Paola de Azevedo Mello, contando com a participação dos professores Fábio Andrei Duarte, Edson Irineu Müller e Cezar Augusto Bizzi, bem como de alunos de iniciação científica e de pós-graduação e de todo o conjunto de professores do Laqia. A pesquisadora explica que o principal objetivo do Consórcio BioValue é explorar a sinergia entre a pesquisa e a inovação tecnológica no que tange à produção de biocombustíveis, à diversificação e à logística da cadeia de valor, para o desenvolvimento e implementação de tecnologias para a produção de biocombustíveis a partir de biomassa lignocelulósica. A equipe de pesquisadores da UFSM irá atuar em dois objetivos específicos do projeto: na avaliação de biomassas, correntes intermediárias e biocombustíveis avançados produzidos; e no pré-tratamento de matéria-prima e otimização das condições do processo.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

GALERIA DE FOTOS: veja como será a filial da Havan em Santa Maria Anterior

GALERIA DE FOTOS: veja como será a filial da Havan em Santa Maria

Luciano Hang confirma construção da Havan em Santa Maria Próximo

Luciano Hang confirma construção da Havan em Santa Maria

Economia