comércio

Santa-marienses movimentam as lojas em busca de descontos da Black Friday

A Black Friday movimentou o centro de Santa Maria nesta sexta-feira. Foi o primeiro dia de descontos durante a pandemia, uma vez que em 2020, devido às normas sanitárias, a campanha não ocorreu presencialmente. Com horário estendido autorizado pela prefeitura, muitas lojas permanecerão abertas até a meia-noite.

Como a data ocorre um mês antes do Natal, muitos já vão às compras para garantir os presentes de final de ano com desconto. Foi o caso da salgadeira Sônia Freitas de Menezes, 61 anos. Ela aproveitou as ofertas de uma loja de departamentos para comprar utensílios de cozinha para a casa e também adiantar os presentes para o amigo secreto da família.

'Um dos responsáveis pelo assassinato da minha filha me arrolou como testemunha', diz pai de vítima da Kiss

- Tudo o que comprei estava com o preço bem em conta. Também notei que todas as lojas que eu entrei estavam cheias, acho que o pessoal tomou um ânimo para as compras.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Sônia Freitas de Menezes, 61 anos, aproveitou os preços mais baixos e adiantou os presentes de Natal para família 

Já no setor de vestuário, a preferência por comprar online ainda segue forte. O vendedor de uma loja de roupas femininas Andrius Mendonça relatou que umas das táticas da empresa é justamente atender as clientes remotamente. Nas redes sociais, são publicadas fotos das peças em promoção, com foco no público que prefere não enfrentar as filas:

- Estamos há quatro meses na Rua do Acampamento, e hoje, na Black, a gente sentiu que tem bastante movimento na loja, mas também via WhatsApp e Instagram. Muitas peças estão saindo pelo celular - relatou.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O mesmo fator não é sentido no setor de móveis e eletrônicos. Eliane Ávila, vendedora há 15 anos, percebe que entre as clientes, cerca de 70% ainda preferem ir até a loja para conferir os produtos e negociar descontos e formas de pagamento. As demais, efetuam as compras pelo whatsapp da loja, e recebem os produtos em casa.

UFSM abre processo seletivo com nove vagas para professor visitante estrangeiro

O mesmo fator online não é sentido no setor de móveis e eletrônicos. Eliane Ávila, vendedora há 15 anos, percebeu que entre os clientes, cerca de 70% ainda preferem ir até a loja para conferir os produtos e negociar descontos e formas de pagamento. Os demais, efetuam as compras pelo WhatsApp da loja, e recebem os produtos em casa.

Além dos valores, o que também atrai os clientes são as condições de pagamento facilitadas. Como aconteceu com Maria Vitalina Dias, 69 anos, que garantiu dois aparelhos celulares em uma loja de móveis e eletrônicos. O fator que influenciou para a aposentada efetuar a compra foi as formas de pagamento, que conseguiu efetuar em 10 parcelas.

No setor esportivo, o estudante Estevan Beck Schmidt, 18 anos, comprou rodas para skate com desconto de 28%.

HORÁRIOS
Em muitas lojas, as promoções seguirão durante o final de semana devido à Black Week, que segue até domingo. Para esta sexta, o horário de funcionamento está permitido até a meia-noite. A abertura ao longo da madrugada, como ocorreu em anos anteriores, não foi permitido desta vez.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Black Friday prolongada ajudou nas vendas, mas internet é a principal concorrente

Próximo

Comércio de Santa Maria irá funcionar em horário ampliado nesta sexta-feira

Economia