Mais carros e mais pontos

Santa Maria ganhará 125 novos táxis

Deni Zolin e Marcelo Martins

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Na manhã desta sexta-feira, a partir das 8h30min, será aberta licitação para 125 novos prefixos e mais 125 suplentes. A projeção é que, em até quatro meses, os novos táxis estejam percorrendo as ruas de Santa Maria. A ideia é que parte reforce os pontos existentes e outra parte vá trabalhar em 25 novos pontos - sendo que 12 locais que não tem o serviço e 13 que, atualmente, são subpontos. Atualmente, são 198 táxis que rodam a cidade.

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Marco Antonio Fogliarini, presidente do Sinditáxi, entende como uma medida necessária a criação dos novos pontos de táxis na cidade. Para ele, o importante é dar enfrentamento à crescente presença dos chamados carros executivos, veículos clandestinos que exercem função de táxi:

— As pessoas têm a falsa ilusão de que um carro executivo faz uma viagem mais barata. Mas sabemos, seguramente, que há casos em que as viagens são mais caras do que as feitas por nós, que prestamos um serviço legal. É claro também que esses pontos novos serão uma incógnita. Até porque não sabemos como será a demanda e se haverá. Mas estamos confiantes de que possamos ter um cenário de melhora.

Fogliarini também faz uma provocação: o longo tempo de espera pela aprovação no reajuste da tarifa por parte da prefeitura. A categoria pede, desde 2010, para que o Executivo municipal viabilize a reposição do preço das bandeiras.

— Faz cinco anos que pedimos por uma sobrevida à prefeitura. Estamos lidando no limite.

Ele ainda diz destaca que os pontos serão definidos por meio de sorteio, que será feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Uma situação que agrada a categoria é, segundo ele, a possibilidade de viabilizar com que um taxista consiga a troca de ponto com outro colega:

— A prefeitura já sinalizou que, por exemplo, um taxista que more em Camobi, mas que tenha sido sorteado para trabalhar na Tancredo Neves poderá fazer a troca de ponto desde que em comum acordo com um outro colega. Seria até mesmo a possibilidade de fidelizar a clientela. Tudo pode ser construído com entendimento.

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