eletricidade

Projeto para construção de linhas de transmissão energia a partir de Santa Maria pode não sair do papel

Deni Zolin

Foto: Arquivo Diário

Um projeto de construção de linhas de transmissão de energia, inclusive uma entre Santa Maria e Santana do Livramento, está sob risco. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou ontem um prazo de três dias para que a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, e a empresa chinesa Shanghai Electric, finalizem aditivo a um contrato envolvendo parceria em projetos de transmissão de energia elétrica envolvendo cerca de R$ 4,1 bilhões, em valores atualizados.

Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz

O aditivo prevê a transferência para a Shangai de projetos que a Eletrosul não levou adiante por falta de recursos, envolvendo empreendimentos do Lote A do leilão de transmissão de 2014. Os contratos tratam de 17 linhas de transmissão no Rio Grande do Sul e oito subestações para atender a região metropolitana de Porto Alegre.

A previsão inicial para entrada em operação das instalações era 6 de março de 2018. Mas ao constatar, em dezembro de 2016, as dificuldades financeiras enfrentadas pela Eletrosul e o risco iminente de não cumprimento das obrigações contratuais, a Aneel emitiu relatório para recomendar a caducidade daquela concessão.

Fabricante vai doar tintas para revitalização da 2ª Quadra da Bozano

A Aneel disse ainda que caso a transferência não ocorra, será declarada a caducidade da concessão e esses ativos serão incluídos no próximo leilão de transmissão, previsto para 20 de dezembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova taxa dos Correios para encomendas de produtos importados pode ser questionada Anterior

Nova taxa dos Correios para encomendas de produtos importados pode ser questionada

Prefeitura de Santa Maria vai terceirizar organização do Viva o Natal Próximo

Prefeitura de Santa Maria vai terceirizar organização do Viva o Natal

Economia