O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari (PMDB), renunciará nesta terça-feira à função de chefe do Executivo municipal para integrar o governo Temer, em Brasília.
O seu nome foi indicado pela bancada gaúcha do PMDB, e ele vai ocupar a direção de algum programa social vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social:
– Vou trabalhar lá com um olhar para a região. O desafio maior é tentar ter uma representação política capaz de fazer os encaminhamentos de caráter regional.
Aos 57 anos, no final do segundo mandato, Cristofari, que é técnico em Contabilidade, entrou para a política há oito anos. Vem da iniciativa privada, onde mantém uma loja varejista da Construção Civil. No currículo, esteve à frente de entidades ligadas ao setor empresarial e político, como a AM-Centro, ocupando o cargo de vice-presidente, o qual também vai entregar para se dedicar ao serviço na Capital Federal, a partir de 13 de junho.
Nesta terça-feira, o vice, Sedinei Santos (PT), assume a prefeitura até o fim do mandato. Cristofari chegou a ter o mandato cassado, entre junho e dezembro de 2014, em um caso que tentava vincular a loja de construção com compras de voto em 2012. Sobre o caso, é taxativo:
– Foi o maior deboche jurídico de Jaguari. Ganhei no TSE por 7 votos a zero, mas é caso superado. Não guardo rancor.