reflexo da pandemia

Nove meses depois, Subway volta a operar em shopping

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Depois de nove meses fechado em função da crise econômica gerada pela pandemia, o Subway do Royal Plaza Shopping reabriu as portas no último sábado em Santa Maria. Com isso, cinco empregos diretos foram reativados e a expectativa da direção da lanchonete é que, ao longo do tempo e com a consequente retomada econômica, a loja comporte até 10 funcionários.

A lanchonete funciona das 10h às 20h de segunda a sábado, e das 11h às 22h aos domingos.

 - Espero que a gente chegue a esse número, mas é o movimento quem vai dizer. Hoje, me encontro remanejando as pessoas que estão trabalhando na loja de rua porque toda semana tem uma medida diferente que precisamos cumprir - afirma um dos sócios da empresa, Diego Lopes.

'Vai estourar primeiro no lado mais fraco, o trabalhador', diz diretor da ATU

Outra unidade da Subway funciona na Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A lanchonete foi, inclusive, o ponto central de uma polêmica no mês de agosto. Isso porque, à época, fiscais da prefeitura, com apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar, estiveram no local e autuaram o proprietário por fornecer lanches após a 1h. Desde a abertura, a Subway da Fernando Ferrari sempre operou 24 horas.

A justificativa do Executivo foi que o Código de Posturas do município, datado de 2006, proíbe o funcionamento de empresas de alimentação 24 horas por dia em Santa Maria.

Como resultado da ação, a vereadora Deili Silva, Drª Deili (PSD), protocolou na Câmara de Vereadores um projeto que altera o Código de Posturas, permitindo que lanchonetes e estabelecimentos da alimentação passem a operar sem restrição de horário.

Programação do Viva o Natal 2020 segue com lives e desfile do trenzinho

O projeto está pronto para ser votado. No entanto, como a cidade está classificada como bandeira vermelha dentro do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, só estão em pauta projetos considerados urgentes. Mas, segundo a assessoria da vereadora, Deili deverá pedir regime de urgência nos próximos dias e, com isso, a intenção é de que a matéria seja votada em plenário já na próxima semana.

LIBERDADE

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, afirma que, fora o contexto da pandemia, é favorável que as empresas tenham maior liberdade para poder funcionar em qualquer horário.

Obras de reparos no viaduto da Faixa Velha estão na reta final

- Descontextualizando a questão da pandemia, sou a favor da darmos o máximo de liberdade. Se o estabelecimento vai prestar um serviço qualificado, tem garantias sobre todos os aspectos de segurança sanitária, está tudo certo. Quanto mais oportunidade de horário, é mais geração de emprego e renda - relata o secretário Ewerton Falk.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feirão de imóveis segue até 18 de dezembro em formato digital

'Vai estourar primeiro no lado mais fraco, o trabalhador', diz diretor da ATU Próximo

'Vai estourar primeiro no lado mais fraco, o trabalhador', diz diretor da ATU

Economia