Transporte

No primeiro dia do Uber em Santa Maria, faltam carros disponíveis

Deni Zolin


Fotos: Reprodução/Durante a tarde de sexta, aplicativo indicava que não havia carros disponíveis em Santa Maria (à esq). Às 19h40min, Uber indicava haver veículo liberado (à dir)

O aplicativo de transporte individual da multinacional Uber estreou em Santa Maria às 14h desta sexta-feira, mas o primeiro dia de funcionamento foi marcado por problemas. O Diário fez cinco testes durante a tarde de sexta e, em quase todas as vezes, o aplicativo informava que não havia carros disponíveis naquele momento. Às 19h40min, foi a primeira vez que o aplicativo informava haver veículos disponíveis para uma corrida.

A assessoria de imprensa do Uber alegou que é normal isso ocorrer quando o serviço começa em uma cidade, pois alguns motoristas se cadastram, mas só trabalham à noite, por exemplo. O Uber informou é que a tendência é de o serviço se normalizar em breve, quando mais motoristas estarão cadastrados.

O aplicativo do Uber pode ser baixado nas plataformas iOS e Android.

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Segundo o Uber, inicialmente, a categoria disponível em Santa Maria é o uberX, que oferece carros compactos, como Honda Fit, e sedãs pequenos, como Voyage. Por isso, tem uma tarifa que pode ser até 35% mais barata do que o uberBlack, que existe em outras cidades e oferece carros como Toyota Corolla, Hyundai Azera, Volkswagen Jetta e Ford Fusion. 

O Uber enviou e-mails para possíveis usuários informando estimativa de R$ 8 para uma corrida do Centro até um bar perto da esquina da Avenida Medianeira com a Visconde de Pelotas. Já para uma viagem de Camobi até a Rodoviária, estimou em R$ 11, e da UFSM ao Royal Plaza, em R$ 18.

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A prefeitura informa que, como o serviço não é regulamentado, está irregular, mas admite que é preciso tratar do assunto porque esses aplicativos são hoje uma realidade.

O Sindicato dos Taxistas de Santa Maria alega que aplicativos como Uber e Garupa são uma concorrência desleal, pois são irregulares - além de terem tarifas menores, geralmente.

- Já tentaram em Minas, São Paulo e Rio proibir o Uber, mas não conseguiram. Tem um projeto de lei para regulamentar o aplicativo na Câmara dos Deputados, porque se for aprovado, vai dar amplos poderes para as prefeituras regulamentarem o Uber ou outro aplicativo. Vamos esperar essa aprovação em Brasília para que, junto com a Câmara de Vereadores, se faça uma lei municipal que exija dos motoristas do Uber e dos aplicativos tudo que é exigido de nós, taxistas, como carro com placa vermelha e de Santa Maria, cursos e todas as taxas de vistorias. Daí, além de pagar os 25% que o Uber cobra, o motorista terá de pagar essas taxas e vai ficar inviável - diz Marco Fogliarini, presidente do Sinditáxi.

O Uber está hoje em mais de 600 cidades do mundo. Fundado em 2009 em São Francisco, nos EUA, tinha como proposta inicial oferecer carros de luxo, como Mercedes-Benz, para os clientes. Depois, mudou de foco. No Estado, tem 30 mil motoristas cadastrados e está presente em cidades como Pelotas e Caxias.

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