Foto: Embraer (Divulgação)
Nesta terça-feira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, oficialmente, a lista dos 134 compradores de aviões da Embraer, de 2009 a 2014, com dinheiro financiado pelo banco estatal. Na listagem, aparecem grandes empresas, artistas famosos e até políticos, como João Doria, irmãos Batista da JBS e Luciano Huck. O total emprestado chegou a R$ 1,92 bilhão.
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O BNDES confirmou também que as taxas de juros eram até inferiores aos 4,5% por ano, conforme a informação inicial que havia vazado. Na realidade, os juros variavam de 2,5% até 8,7% ao ano - isso significa que o banco pegava dinheiro a juros bem mais altos (geralmente 14%) e, sob o pretexto de apoiar a indústria nacional (no caso, a Embraer), o Tesouro Nacional teve de desembolsar, ao todo, R$ 693 milhões para bancar esses subsídios (descontos) dados aos megaempresários e artistas que compraram os jatinhos. Essas taxas eram tão absurdas que até em financiamento de casas populares, pelo Minha Casa, Minha Vida, os juros eram mais altos, a partir de 5% ao ano.
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Claro que é preciso incentivar a indústria nacional e a economia a crescer. Mas esses juros eram um exagero, que tiveram um custo salgado. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o Instituto de Pesquisas Econômicos Aplicadas (Ipea) fez estudo que apontou que esse programa do BNDES, criado em 2009 e apelidado de bolsa-empresário, não ajudou a economia a crescer, mas pode até ter piorado a situação e ajudado a cairmos na recessão.
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Ônibus pagavam 5% ao ano
Na mesma época, as linhas de crédito para comprar ônibus do transporte coletivo no país, inclusive aqui em Santa Maria, partiam de 5% ao ano, o dobro do que chegaram a pagar alguns ricaços que compraram jatinhos pelo juro mais baixo. Realmente, jatos eram mais importantes do que ônibus - é por essas e outras que o transporte coletivo é caro e enfrenta uma série de problemas no país todo.