ICVSM

Inflação em Santa Maria é menor do que a do país

"

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), do mês novembro de 2015, teve uma elevação de 0,73% nos preços médios dos produtos e serviços que fazem parte do levantamento mensal de preços feito pelo Laboratório de Práticas Econômicas, do  Centro Universitário Franciscano (Unifra).

Leia as últimas notícias de Economia e Política do Diário

A variação do índice que mede a inflação local foi menor do que a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 1,01% em novembro e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a maior taxa para novembro desde 2002.

Ceia natalina está mais cara em Santa Maria

Em comparação com o mês anterior, que aumentou 0,70%, é possível verificar uma pequena elevação dos preços na cidade.
A maior influência sobre o índice veio do grupo educação, que com as altas nas taxas escolares, como as contribuições para a Associação de Pais e Mestres e taxa de documentos escolares.

Ainda, o grupo artigos de residência, com aumentos  no preço de sofá, cadeira, entre outros itens, também pesou no Custo de Vida local

No acumulado do ano, a inflação chegar a 8,48% e nos últimos 12 meses 8,86%.

Assim como o restante do país, Santa Maria deve fechar o ano com inflação inferior a 10%, mas, certamente, será o maior índice desde que começou a ser medido o Custo de Vida na cidade, em 2006.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Emendas da Câmara de Santa Maria nas mãos da prefeitura

Próximo

CPI dos Cemitérios escuta servidores e secretário em Santa Maria

Economia