Foto: Deni Zolin
Duplicação será feita entre Trevo da Uglione e o acesso ao Estância dos Montes, numa extensão de 2,5 km
Desde o início de setembro, equipes da construtora contratada pelo Dnit estão fazendo trabalhos de medição (topografia) e levantamento sobre redes de drenagem na BR-392, na saída para São Sepé. Os trabalhos já fazem parte das obras de duplicação do trecho de 2,5 km, entre o Trevo da Uglione e o trevo de acesso ao condomínio Estância dos Montes, onde a construtora Idealiza já havia duplicado uma extensão de mais de 700 metros.
+Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é que as máquinas entrem na pista e comecem a duplicar esse trecho da BR-392 em outubro. A estimativa é que demore de um ano a um ano e meio para concluir os 2,5 km.
- Celular é furtado de dentro de ambulância do Samu em Santa Maria
- Carro usado por suspeito de feminicídio em São Pedro do Sul é localizado em Santa Maria; vítima foi sepultada neste domingo
- Educadores avaliam possível restrição ao uso de celulares nas escolas brasileiras
Ainda segundo o Dnit, além dos serviços de topografia, as equipes estão agora fazendo uma verificação mais aprofundada da situação das redes de drenagem ao longo da BR-392. O objetivo é tentar evitar alguma surpresa ao longo dos trabalhos de duplicação, até porque a obra será em um trecho urbano e muito movimentado, em que qualquer problema que venha a surgir poderia causar um impacto ainda maior no trânsito. O levantamento para o corte de árvores já foi encaminhado ao Ibama.
Ainda não está certo em que parte do trecho iniciarão as obras de duplicação. Em princípio, deve ser entre o trevo de acesso à Estância do Minuano e o condomínio Estância dos Montes, que é menos urbanizado.
Além de passar de duas para quatro pistas, a duplicação vai prever outras melhorias, como calçadas dos dois lados da rodovia. Entre o Trevo da Uglione e o do Supermercado Feltrin, que também dá acesso à sede campestre do Clube Dores, haverá uma ciclofaixa e iluminação.
O Dnit avalia a possibilidade de instalar luminárias também no restante do trecho, entre o mercado Feltrin e o Estância dos Montes. Por isso, o valor total da obra ainda não está definido. A duplicação desse trecho de 2,5 km será feito dentro de um contrato de manutenção da BR-392 e também da BR-290, que inclui recuperação do asfalto, construção de terceiras faixas e dos trevos de acesso a Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.
Vale lembrar: em 2015, chegou haver licitação para duplicar esse trecho, mas a obra porque a vencedora desistiu. Em 2021, um dos lados da pista, do Mercado Feltrin ao Trevo da Uglione, acabou sendo duplicado.