🔒exclusivo assinantes

Medições já iniciaram, e máquinas devem começar duplicação da BR-392; veja os prazos prometidos

Medições já iniciaram, e máquinas devem começar duplicação da BR-392; veja os prazos prometidos

Foto: Deni Zolin

Duplicação será feita entre Trevo da Uglione e o acesso ao Estância dos Montes, numa extensão de 2,5 km

Desde o início de setembro, equipes da construtora contratada pelo Dnit estão fazendo trabalhos de medição (topografia) e levantamento sobre redes de drenagem na BR-392, na saída para São Sepé. Os trabalhos já fazem parte das obras de duplicação do trecho de 2,5 km, entre o Trevo da Uglione e o trevo de acesso ao condomínio Estância dos Montes, onde a construtora Idealiza já havia duplicado uma extensão de mais de 700 metros. 

+Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é que as máquinas entrem na pista e comecem a duplicar esse trecho da BR-392 em outubro. A estimativa é que demore de um ano a um ano e meio para concluir os 2,5 km.

Ainda segundo o Dnit, além dos serviços de topografia, as equipes estão agora fazendo uma verificação mais aprofundada da situação das redes de drenagem ao longo da BR-392. O objetivo é tentar evitar alguma surpresa ao longo dos trabalhos de duplicação, até porque a obra será em um trecho urbano e muito movimentado, em que qualquer problema que venha a surgir poderia causar um impacto ainda maior no trânsito. O levantamento para o corte de árvores já foi encaminhado ao Ibama.

Ainda não está certo em que parte do trecho iniciarão as obras de duplicação. Em princípio, deve ser entre o trevo de acesso à Estância do Minuano e o condomínio Estância dos Montes, que é menos urbanizado.

Além de passar de duas para quatro pistas, a duplicação vai prever outras melhorias, como calçadas dos dois lados da rodovia. Entre o Trevo da Uglione e o do Supermercado Feltrin, que também dá acesso à sede campestre do Clube Dores, haverá uma ciclofaixa e iluminação.

O Dnit avalia a possibilidade de instalar luminárias também no restante do trecho, entre o mercado Feltrin e o Estância dos Montes. Por isso, o valor total da obra ainda não está definido. A duplicação desse trecho de 2,5 km será feito dentro de um contrato de manutenção da BR-392 e também da BR-290, que inclui recuperação do asfalto, construção de terceiras faixas e dos trevos de acesso a Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

Vale lembrar: em 2015, chegou haver licitação para duplicar esse trecho, mas a obra porque a vencedora desistiu. Em 2021, um dos lados da pista, do Mercado Feltrin ao Trevo da Uglione, acabou sendo duplicado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Fumaça das queimadas, que deixou sol alaranjado, deve seguir até quarta-feira na região Anterior

Fumaça das queimadas, que deixou sol alaranjado, deve seguir até quarta-feira na região

Restaurante amplia e vai gerar 42 empregos em Santa Maria Próximo

Restaurante amplia e vai gerar 42 empregos em Santa Maria

Deni Zolin