agricultura

IBGE prevê safra recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Soja deve chegar a 131,9 milhões de toneladas no país. No RS, estimativa é colher 19,6 milhões de toneladas

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve atingir o recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021. Com isso, a produção deve superar em 4,1% a de 2020, que somou 254,1 milhões de toneladas. Os dados constam da estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do recorde, a projeção de abril para a safra de 2021 é 0,2% menor do que a feita em março, o que representa 409,9 mil toneladas a menos.

- É a primeira vez que temos queda na estimativa mensal neste ano. Isso ocorreu porque há três safras no Brasil e houve atraso no plantio da primeira safra, conhecida como safra verão ou 'das águas'. Isso atrasou a colheita da soja e, consequentemente, o plantio da segunda safra - disse, em nota, o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.

Feira de orgânicos Ana Primavesi entra para o cronograma municipal

De acordo com o pesquisador, na segunda safra ou a "safra das secas", as chuvas são mais restritas.

- Essa safra, consequentemente, foi plantada tardiamente. Há uma condição de insegurança climática maior e está faltando chuva. Então o que está caindo é a produção da segunda safra - acrescentou Barradas.

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos do grupo de grãos, cereais e leguminosas e, somados, representam 92,9% da produção. Segundo o IBGE, outro recorde é esperado na safra da soja, que deve chegar a 131,9 milhões de toneladas, uma alta de 8,6%, ou 10,4 milhões de toneladas, na comparação com o ano anterior.

Já a estimativa da produção do milho grão caiu 0,5% em relação à feita no mês anterior e deve chegar a 102,5 milhões de toneladas. Apesar dos aumentos de 5,6% na área plantada e de 5,9% na área a ser colhida, a safra deve ser 0,7% menor do que no ano anterior.

Refúgio de morcegos que se alimentam de sangue é achado na região

OS NÚMEROS
Estimativa de colheita dos principais produtos em 2021 feita pelo IBGE:

  • Brasil (toneladas)
  • Soja - 131,9 milhões
  • Arroz - 11 milhões
  • Milho - 102,5 milhões
  • Trigo - 7,2 milhões
  • Batata-inglesa - 3,9 milhões

  • Rio Grande do Sul (toneladas)
  • Soja - 19,6 milhões
  • Arroz - 7,7 milhões
  • Milho - 4,4 milhões
  • Trigo - 2,5 milhões
  • Batata-inglesa - 506 mil

ESTADOS
Segundo a pesquisa, entre as unidades da Federação, Mato Grosso lidera, com uma participação de 27,2% na produção total do país, seguido pelo Paraná (15,3%), Rio Grande do Sul (13,4%), Goiás (9,8%), Mato Grosso do Sul (8,3%) e Minas Gerais (6,4%). Juntos, esses seis Estados somados representam 80,4% do total nacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Queda do número de passageiros vai ser pauta de audiência pública

Próximo

FOTO + VÍDEO: Trevo do Santuário vai ganhar um novo restaurante em 2022

Economia