Falta de chuva volta a preocupar agricultores de soja e milho na Região Central

Falta de chuva volta a preocupar agricultores de soja e milho na Região Central

Fotos:Maurício Simon/ arquivo pessoal

Registro da plantação de milho na propriedade de Maurício Simon.

O excesso de chuva em 2023 devido à influência do fenômeno El Niño foi um alívio para a agricultura, que passou por uma sequência de estiagens nos últimos anos. No entanto, o volume de precipitação previsto para o início deste ano não se concretizou, e alguns produtores da Região Central, como é o caso de Agudo, já estão usando a irrigação no cultivo do milho. A preocupação se repete nas lavouras de soja. 

A Emater/RS-Ascar chama atenção para a frequência da chuva desde janeiro. Houve registros razoáveis e, em alguns casos, os volumes foram insuficientes ou até inexistentes. A instituição já recebeu pedidos de vistorias para contabilizar os danos em propriedades.  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Solicitações de vistoria 

A integrante da Emater/RS-Ascar Cláudia Bernardini sinaliza que cerca de 20 produtores, só em Agudo, já solicitaram o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Ele garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio aos pequenos e médios produtores. 

Ao solicitar o Proagro no banco, a Emater é responsável por vistoriar a propriedade e conferir as perdas. A partir disso, é feito um laudo que será encaminhado ao banco novamente. Com ele, a instituição financeira decide se paga ou não o valor do Proagro. 


Irrigação 

A Emater/RS mantém contato constante com os produtores da região. Cláudia Bernardini indica que, nas últimas duas semanas, receberam relatos frequentes de preocupação. Principalmente na produção de milho e soja. Nessas culturas, os agricultores já estão agindo.

– Quem tem irrigação já acionou e está usando, mas são bem poucos que têm. E não se conta a área de  irrigação para o arroz, pois há o rio e está tranquilo. Mas o restante está bem complicado – detalha Cláudia. 


Irrigação ou abandono 

Registro da propriedade de Maurício Simon. 50% do plantio de milho está sendo irrigado, outro não.

R$ 50 mil é o possível prejuízo do milho que ainda está se desenvolvendo na propriedade de Maurício Simon, 29 anos, em Agudo. O agricultor plantou tarde o grão devido às perdas anteriores, em que o excesso de chuva atrapalhou. Desta vez, é a falta dela. 

– Não estávamos esperando este problema. Na verdade, pegou a gente de surpresa. Não estávamos preparados. Acabei plantando muito tarde meu milho pelo excesso de chuva. Agora, a gente optou por salvar a metade irrigando, e a outra metade a gente teve que abandonar - relata. 

Cerca de 70% da produção de Simon é vendida, e o restante para o consumo da própria propriedade, principalmente para silagem, usada para preservar o pasto para o gado comer mais tarde. Desta vez, Simon só produzirá para o consumo interno. 


A soja e as chuvas irregulares 

As elevadas temperaturas e pouca chuva trouxeram consequências negativas para o balanço hídrico da cultura e criou disparidades nas condições das lavouras, detalha a Emater/RS-Ascar.  

Nas propriedades em que a situação é mais crítica, as plantas estão murchando, com queimaduras na face inferior das folhas. Há também o desprendimento das folhas mais baixas, o que gera um rápido amarelamento. 

Em Santa Maria, é necessário que chova nos próximos dias, em virtude das temperaturas elevadas e do aumento das áreas em florescimento e enchimento de grãos. 

Cuidado, produtor 

No caso da soja, neste momento a ferrugem asiática é a doença que está recebendo maior atenção entre aquelas que podem afetar as lavouras. Santa Maria e Tupanciretã estão entre as cidades na Região Central que identificaram a presença intensa de esporos da ferrugem da soja na última semana de janeiro. 

As altas precipitações, no início do ciclo da cultura, beneficiaram o desenvolvimento da doença. Ela é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A partir de sua ocorrência, devem ser tomadas medidas criteriosas, conforme orientações da Emater/RS. 


Estágios do plantio 

Os dados abaixo são do último boletim conjuntural da Emater/RS-Ascar, publicado nesta quinta-feira (8). Abaixo, a atualização do plantio de algumas culturas de grão no Rio Grande do Sul: 


Soja 

  • Plantio – 100% 
  • Floração –  44% 
  • Germinação/Des. Vegetativo – 33%  
  • Enchimento de Grãos – 23%

Milho 

  • Plantio – 98%  
  • Colhido –  52% 
  • Germinação/Des. Vegetativo – 15%  
  • Enchimento de Grãos – 13% 
  • Floração – 10% 
  • Em Maturação– 10% 

Arroz

  • A cultura apresenta desenvolvimento satisfatório
  • Os estágios predominantes –  Florescimento e enchimento de grãos
  • Preocupação – Temperaturas extremamente elevadas
  • Irrigação – A disponibilidade de água nos reservatórios é satisfatória e superior ao observado nas últimas três safras


Irriga-SM 

Para os produtores de Santa Maria que pretendem se precaver nas próximas estiagens, as inscrições estão abertas para o Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga-SM). A iniciativa beneficiará até 100 unidades familiares com a construção de estruturas para captação e armazenamento de água em propriedades rurais destinadas à produção agropecuária e piscicultura.

A intenção é construir mais 100 microaçudes com investimentos de R$ 1,6 milhão em 2024.  O edital com todos os detalhes está disponível aqui

Se cadastre em 

  • Escritório Municipal da Emater de Santa Maria - Avenida Medianeira, n° 278, bairro Medianeira –  De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria - Rua. Pinheiro Machado, n° 2801, bairro Centro – De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
  • O município receberá cadastros até chegar ao número limite de 100 inscrições

Mais informações  

  • Telefone da Secretaria de Desenvolvimento Rural  – (55) 3174-1528 
  • E-mail –  desenvolvimentorural@santamaria.rs.gov.br
  • Presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Rural –  na Avenida Medianeira, nº 141, das 7h às 12h


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Abono salarial 2024 começa a ser pago na quinta-feira; saiba quem tem direito Anterior

Abono salarial 2024 começa a ser pago na quinta-feira; saiba quem tem direito

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto acaba nesta sexta-feira em Santa Maria Próximo

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto acaba nesta sexta-feira em Santa Maria

Economia