
Foto: Gilberto Ferreira
Com previsão de uma safra recorde, Tupanciretã deu a largada à colheita da soja no Estado. O maior produtor gaúcho do grão sediou, nesta segunda-feira (25), a 15ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Soja no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu pela manhã na lavoura da Agropecuária Richter, a 15 quilômetros do município.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Neste ano, nem o governador Eduardo Leite (PSDB) nem o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, estiveram presentes. O representante do Piratini foi o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena. Já o Legislativo foi representado pelo presidente da Assembleia, Adolfo Brito (Progressistas).
– A frustração das safras nos últimos anos trouxe prejuízos para o município e a região, mas acreditamos que esta deve ser de grande recuperação, com produtividade recorde – disse Madalena.
De acordo com as estimativas da Emater/RS-Ascar divulgadas no começo deste mês, o Rio Grande do Sul deve colher 22,2 milhões de toneladas nesta safra. Já a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 21,8 milhões de toneladas.
Preço
Sem o impacto da estiagem, que levou a uma queda na safra passada, a previsão para 2023/2024 é animadora aos produtores de soja. Os 426 municípios que plantam o grão devem colher 77% a mais do que no ano passado. A expectativa é, também, pela melhora do preço do grão, atualmente na faixa de R$ 111 a saca de 60 quilos.
– Que o preço retome uma ascendente para que a renda aumente e se preserve a saúde financeira do produtor rural – disse o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra (Progressistas), ressaltando que o município colhe 5,4 milhões de toneladas.
Principal cultura do agronegócio gaúcho, a soja teve também um bom desempenho nas exportações do ano passado, sustentado pela alta nas vendas em grão e do farelo. O óleo, contudo, registrou queda.
No evento de abertura da colheita contou com uma feira do agronegócio, com exposição de produtos ligados ao campo e veículos.
Safra de grãos
Quanto o Rio Grande do Sul deve colher de soja na safra 2023/2024, conforme as estimativas oficiais:
Emater-RS/Ascar
- Produção – 22,2 milhões de toneladas
Conab
- Produção – 21,8 milhões de toneladas
Área e preço
- Área plantada – 6,6 milhões de hectares
- Preço da saca (60 kg) – 111,47*
*Valor da semana passada conforme boletim da Emater-RS