oportunidade

Estado facilita regularização de agroindústrias para venda de produtos coloniais

Foto: João Alves (Divulgação)

A Secretaria Estadual de Agricultura assinou ontem uma instrução normativa que tentará facilitar a regularização de agroindústrias e produtores coloniais, para que possam vender legalmente seus produtos em todo o Estado - atualmente, por terem só um selo de inspeção municipal, os produtos não podem ser comercializados em outros municípios, enquanto outros produtores seguem sem selo e vendendo irregularmente. Essa nova regra vai desburocratizar a adesão dos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS), que permitirá os produtores a vender em todas as cidades gaúchas.

Expofeira de São Gabriel acontece em outubro

Porém, para isso acontecer, ainda há muito a percorrer. Primeiro, serão dados cursos para os municípios saberem o que fazer para aderirem ao Susaf e, depois, haverá toda a tramitação.

O Susaf foi criado em 2011 numa tentativa de facilitar a legalização dos produtos coloniais, mas não deslanchou devido à burocracia. Resta saber até que ponto essa nova mudança não vai reduzir demais as exigências, pois, por outro lado, não se pode colocar a saúde da população em risco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bandeira tarifária deve ficar vermelha até o fim do ano, prevê ONS Anterior

Bandeira tarifária deve ficar vermelha até o fim do ano, prevê ONS

Nascidos em setembro já podem sacar o abono salarial Próximo

Nascidos em setembro já podem sacar o abono salarial

Economia