evento

Em palestra em Santa Maria, Roberto Shinyashiki fala dos desafios para o sucesso


Foto: Charles Guerra (Diário)
Autor de best-sellers que já vendeu 8 milhões de livros, ele palestrou para 1 mil pessoas no Park Hotel Morotin

Santa Maria recebeu, na noite da última terça, um dos palestrantes mais conceituados do Brasil. Roberto Shinyashiki falou para cerca de mil pessoas no salão do Park Hotel Morotin, na Faixa Nova de Camobi, em evento promovido pela Efeito Mais. Durante 90 minutos, Shinyashiki falou sobre performance no trabalho, capacidade de realização, a velocidade que o mundo evoluiu, entre outros assuntos. A palestra foi intitulada como Inovação, Sucesso e Alta Performance.

As 20 profissões que mais empregaram nos últimos 10 anos em Santa Maria

Roberto Shinyashiki é palestrante, médico, empresários e autor de best-sellers, que já venderam quase 8 milhões de cópias ao redor do mundo. Em suas palestras, ele aborda situações do cotidiano e mostra como podemos tirar ensinamentos para nos tornarmos pessoas melhores e, acima de tudo, mais competentes no que fazemos.  

Shinyashiki começou a palestra dando dicas de como ganhar dinheiro. Para ele, são três os principais fatores que podem ser decisivos nesta realização: ajudar outras pessoas a ficarem ricas; ajudar as pessoas a resolverem problemas e ajudar as pessoas a terem autoconfiança.

Segundo o escritor, os profissionais nos dias de hoje precisam ser polivalentes, ou seja, conseguir desenvolver tarefas diversificadas. Durante a palestra, Shinyashiki questionou a plateia: "Vocês são radinhos de pilha ou são computadores, que fazem uma série de funções?"

50 empresas são multadas por sonegar ISSQN em Santa Maria

Outro assunto recorrente durante a palestra foi a autoconfiança e os objetivos que precisamos traçar para a vida. Ele diz que não importa o momento que estamos vivendo agora, mas sim, traçar um objetivo e, com muito esforço, conseguir torná-lo real.  

Antes da palestra, na noite de terça-feira, Roberto Shinyashiki concedeu entrevista exclusiva ao Diário. Confira abaixo:

Diário - O senhor trabalha com mentoria há cerca de 40 anos. Há algum tempo, estamos percebendo uma explosão de coachs...
Shinyashiki -
Eu trabalho com mentoria. Acho que é mais importante a gente ter um trabalho de orientação mesmo. Da empresa, da carreira, das pessoas. O coach é importante, mas, pelo fato de ser um profissional experiente, já vivi muito, acho que precisa de uma visão mais completa.  

Diário - Mas como o senhor vê a relação do seu trabalho com o trabalho de um coach?
Shinyashiki -
O problema... O que acontece? O desafio do mundo é que as regras do sucesso mudaram. Por exemplo, o que é um casamento produtivo? Mudou. As mulheres bagunçaram todo o mundo. O que acontece? A mulher obedecia e ficava feliz porque tinha um marido para obedecer. Hoje a mulher quer ser feliz, que ter prazer, quer ter carreira. Na educação dos filhos, os pais mandavam e os filhos obedeciam. Na empresa, os chefes mandavam, os colaboradores obedeciam. Hoje não. Então, o que acontece, é que as pessoas muitas vezes estão perdidas e, frequentemente, elas precisam de alguém para orientá-las, daí vem esse "boom" de coaches. Ser e ter um coach é importante, mas precisa ter um coach que tem formação, que tem conhecimento. Por exemplo, o pessoal da Efeito Mais (promotora da palestra de Roberto Shinyashiki em Santa Maria) é um pessoal... O Jonas é um advogado, ou seja, não é um recém-formado que nunca viu a vida. 

Diário - O senhor tem formação em Medicina, na área de psicoterapia, quando foi que o senhor sentiu a necessidade de sair do consultório para ajudar as pessoas?
Shinyashiki -
Veja, eu sou psicoterapeuta, eu sou psiquiatra. Sempre na minha carreira eu pensei no lado psicológico. Se você imaginar um empresário... Vamos lá, pega um contador, esse expert em contabilidade, vai ver que vai encontrar mais problemas de relacionamento. Num jornal, usando a sua situação (da repórter). O líder de vocês tem muito mais problema em fazer as emoções e as pessoas crescerem do que propriamente de texto. E esse é o desafio do planeta Terra, falta de líderes. Para mim, um profissional que entende da alma humana, ele é o cara.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Preços do pão e do macarrão vão subir com alta do dólar Anterior

Preços do pão e do macarrão vão subir com alta do dólar

As 20 profissões que mais empregaram nos últimos 10 anos em Santa Maria Próximo

As 20 profissões que mais empregaram nos últimos 10 anos em Santa Maria

Economia