feriado

Decoração começa a ser montada, e lojas apostam nas vendas natalinas para alavancar a economia

18.357

As cores do Natal já começam a tomar conta das ruas, vitrines e shoppings de Santa Maria. A pouco menos de dois meses para o feriado mais aguardado do comércio, as lojas já apostam nas vendas natalinas para alavancar a economia, afetada pela pandemia desde o ano passado.

O Centro de Dirigentes e Lojistas da Cidade (CDL) da cidade lançou a campanha "Natal Presente", que aposta nos reencontros presenciais de familiares e amigos para aumentar as vendas na data. Neste ano, os consumidores de lojas participantes estarão concorrendo a vales e a um carro zero quilômetro. Em entrevista ao Bom dia, Cidade, da CDN, o presidente Marcio Rabel comentou sobre a expectativa para o Natal de 2021:

- O nome da campanha faz alusão a presença física entre as pessoas. Queremos apelar a essa união e reaproximação daqueles que passaram o último Natal distantes devido à pandemia. Nós temos uma preocupação, obviamente, com a inflação que está afetando bastante a economia. Mas, com o avanço da vacinação, as pessoas se encorajam a retomar com o consumo, e é nisso que estamos apostando. Esperamos que o consumo seja retomado e as empresas recuperem boa parte dos prejuízos que tiveram.

Entre os associados do Sindilojas, o clima também é de otimismo. De acordo com o presidente Ademir José da Costa, já no dia das crianças houve um aquecimento das vendas. Mas, como é uma data muito específica voltada ao público infantil, não foram todas as lojas que sentiram o incremento. Agora, com o Natal, o aumento de vendas devem impactar mais setores do comércio.

- O final de ano sempre tende a ser um bom período para o comércio em geral. O Natal é uma data muito tradicional, as pessoas costumam comprar, ao menos, alguma lembrancinha. É difícil comparar com o período anterior ao pandemia, mas esperamos que seja positivo - afirma Ademir.

O avanço da vacinação também tem contribuído para aquecer as vendas. Com a imunização, as pessoas têm movimentado mais o centro da cidade, onde se concentra o maior número de lojas. Além disso, a tendência é que ocorram mais reuniões familiares no Natal, diferente do ano passado, o que deve aumentar a venda de presentes e impactar também no setor gastronômico. 

VIVA O NATAL
Neste ano, após mais de um ano e meio de pandemia, a programação do Viva o Natal, organizada pela prefeitura, deverá voltar a ser presencial. Ainda não há uma programação completa do evento, mas a tendência é de que sejam realizadas o mínimo de atrações em modo virtual, tendo em vista que a presencialidade está sendo retomada aos poucos e com todo cuidado. Com isso, mais pessoas poderão circular pelo Centro e prestigiar os espetáculos natalino, o que também deverá ter um impacto na economia do centro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seminário de Defesa do Consumidor vai até quarta-feira em Santa Maria

Próximo

Associação de motoristas por aplicativo fará eleição nesta terça para a nova diretoria

Economia