energia elétrica

Contas de luz da Nova Palma Energia terão aumento médio de 5,59%

18.299

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Faxinal do Soturno é uma das nove cidades atendidas pela concessionária na Quarta Colônia

A conta de luz da Nova Palma Energia terá aumento de 5,59% a partir desta quinta-feira. O reajuste tarifário anual foi autorizado, nesta terça, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A companhia atende 16,3 mil consumidores de nove municípios da Quarta Colônia. São abastecidas pela concessionária as cidades de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Ivorá, Júlio de Castilhos (3º distrito de São João dos Mellos), Nova Palma, Restinga Sêca, Santa Maria (distritos de Arroio do Só e de Palma), São João Polêsine e Silveira Martins.

O índice de 5,59% vale para consumidores residenciais. Para empresas e clientes rurais, os índices médios de aumento são de 8,19% (baixa tensão) e 14,19% (alta tensão). Conforme a Aneel, foi adotado um conjunto de quatro ações para evitar que o aumento da Nova Palma Energia fosse maior.

Valor mínimo do parquímetro passa para R$ 1,10 em Santa Maria

O reajuste da Nova Palma Energia será aplicado após 14 meses, já que o mês de referência era maio. Nesse período, a inflação oficial acumulada pelo IPCA foi de 8,38%. A presidente da concessionária, Mariza Bozzetto, ressalta que o aumento aos consumidores residenciais foi menor, portanto, que a inflação do período. Ela destaca, ainda, que a Nova Palma Energia vem adotando uma série de medidas para que os reajustes tarifários sejam os menores possíveis. 
Mariza afirma, contudo, que a Aneel vem retirando os subsídios para os clientes rurais, que chegavam a 50% do valor da conta. 

- Por isso, a conta de luz dos consumidores rurais vem aumentando ano a ano - diz.

Também foram reajustadas as tarifas de outras quatro concessionárias gaúchas: Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), com reajuste de 4,24%, da Hidropan Distribuição de Energia (6,45%) e Mux Energia (8,93%). As cinco empresas, juntas, atendem 120,8 mil unidades consumidores no Estado. 

RGE
Em junho, entrou em vigor o aumento das contas de luz da RGE, que atende 2,9 milhões de unidades consumidoras no Estado, incluindo Santa Maria e grande parte dos municípios da Região Central. O reajuste médio foi de 9,95%.

CONFIRA OS ÍNDICES
Reajustes das tarifas da Nova Palma Energia que valem a partir deste quinta-feira:

  • Residencial - 5,59%

  • Industrial (índices médios): 
    Baixa tensão - 8,19%  
    Alta tensão - 14,19%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Concessão da RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, é assinada Anterior

Concessão da RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, é assinada

Feicoop vai ser híbrida  e ocorrerá em outubro Próximo

Feicoop vai ser híbrida e ocorrerá em outubro

Economia