Quase fechado

Comitiva russa visita Santa Maria

"

Uma comitiva de quatro representantes da estatal russa Rosoboronexport fez uma visita surpresa a Santa Maria nesta sexta-feira. Acompanhadas pelo prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), que havia participado de reuniões com o governador José Ivo Sartori (PMDB) e secretários de Estado na quinta, em Porto Alegre, a comitiva chegou em um voo fretado para conhecer as potencialidade das cidade para receber uma montadora russa de caminhões.

Montadora russa poderá se instalar em Santa Maria

Os russos ficaram impressionados. O santa-mariense que representa a estatal Rosoboronexport, Ricardo Marques, é quem confirma. Na tarde de sexta-feira, o grupo embarcou no aeroporto de Santa Maria e deve voltar à Rússia para contar aos superiores o que viram por aqui. Conforme Marques, o entusiasmo foi grande:

— A decisão de investimento, já está praticamente tomada. Mas os dados, fotos e percepções que estamos levando devem alterar um pouco essa avaliação. No máximo em 20 dias devemos ter um resultado para a negociação.

A Rosoboronexport é uma estatal que administra o comércio internacional de 1,5 mil outras indústrias russas, sobretudo da área de segurança e defesa. De acordo com Marques, além da Fire Group Prioritet Company, a Rosoboron poderá indicar que outras empresas venham para a cidade. Por isso, a comitiva passou pelo Centro de Instrução de Blindados (CIBld) e pelo Simulador de Apoio de Fogo (Safo), em Santa Maria, para conhecer as necessidades das forças armadas na cidade e oportunidades de investimento.

Segundo Schirmer a articulação começou há dois anos e está sendo negociado um intercâmbio comercial. Os russos querem vender seus caminhões de bombeiros ao Estado e se propõem a importar a produção gaúcha de soja, arroz, carne bovina, suína e de frango. Como o Estado está praticamente quebrado e não tem recursos para adquirir os equipamentos russos, a negociação envolveria diretamente os produtores rurais e empresas locais, que vão exportar as suas produções. Os exportadores usariam parte do valor recebido com a venda dos produtos e iriam adquirir os caminhões de bombeiros, que seriam doados ao Estado.

A fabricante dos caminhões de bombeiros, a russa Fire Group Prioritet Company, emprestou à prefeitura de Santa Maria, que cedeu aos bombeiros, um exemplar dos seus produtos. Se o projeto der certo e um dado número de caminhões for vendido para o RS, a Fire Group deve se instalar na cidade.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Desaposentação depende de decisão do Supremo

Próximo

Prefeitura de Santa Maria fará o sorteio de 362 casas populares neste sábado

Economia