Opinião

Aumento da frota de caminhões e queda do PIB agravaram crise dos caminhoneiros


Esses dois gráficos ajudam a entender a atual crise dos caminhoneiros e o preço baixo do frente. O valor do litro do diesel é só a ponta do iceberg de um problema maior, que é o excesso de caminhões. O preço do combustível acaba sendo também o estopim que faltava para explodir esse barril de pólvora.

O gráfico abaixo mostra que, devido ao forte incentivo do governo para renovar a frota de caminhões, com juros baixos (na tentativa de sairmos da crise de 2009), houve crescimento expressivo dos emplacamentos de 2010 a 2013. Não haveria problema maior se a economia continuasse crescendo. Porém, devido à crise no país, o PIB caiu, e não havia mais tantos produtos para os caminhoneiros transportarem - ou excesso de caminhões, como mostra o gráfico acima. Resultado: o preço do frete caiu. Para piorar, quando o diesel teve grande alta, devido ao aumento do dólar e do preço do petróleo, estourou a greve dos caminhoneiros de maio de 2018. Paralisação que só acabou porque o governo subsidiou o preço do diesel por seis meses, com redução de 46 centavos no litro, o que custou mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos.

Outro caso: taxista e motorista ficam feridos em briga de trânsito em Santa Maria

Era visto que, neste ano, haveria o risco de a crise dos caminhoneiros voltar. Só não ocorreu em janeiro porque, quando acabou o subsídio do governo, o petróleo estava em baixa. Agora que voltou a subir, a gritaria dos caminhoneiros retornou.

A categoria está dividida. Enquanto alguns líderes dizem que não haverá greve, outros mantêm a ameaça de paralisação a partir de 29 de abril. Porém, diante desse quadro de frota maior que o PIB do país, que saídas eficazes o governo vai buscar agora? Talvez o problema só se resolva quando a economia do país voltar a crescer de forma vigorosa.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PagSeguro também repassará valor da compra instantaneamente aos lojistas Anterior

PagSeguro também repassará valor da compra instantaneamente aos lojistas

Aplicativo para usuários de ônibus tem mais de 80 linhas cadastradas Próximo

Aplicativo para usuários de ônibus tem mais de 80 linhas cadastradas

Economia