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O aplicativo Urmob, lançado em outubro de 2018 inicialmente com as linhas para o campus da UFSM, deve atingir 100% das linhas de Santa Maria em breve.
Segundo Cristiano dos Santos Silveira, diretor da empresa santa-mariense i3 Tecnologia, criadora do aplicativo, a previsão é que os rastreadores de GPS sejam instalados em todos os ônibus dos transportes coletivo e seletivo até o final de março. Por isso, a tendência é que logo em seguida o aplicativo esteja disponível para todas as linhas da cidade. Silveira não divulga ainda uma data exata porque, além de instalar os GPS, é preciso se certificar que o sistema está funcionando perfeitamente.
O Urmob tem atualmente 7,5 mil usuários e informa a localização em tempo real dos ônibus, além da previsão de quanto tempo levará para ele chegar até a parada onde a pessoa está. Os usuários também podem consultar que ônibus passam na parada escolhida e a grade de horários com as previsões de saídas futuras do terminal. Por enquanto, o aplicativo está informando a localização dos ônibus de todas as linhas para o campus da UFSM e para a Cohab Tancredo Neves.
Aplicativo que informa em tempo real localização de ônibus ganha grade de horários
Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS (da Apple). Para que ele funcione, a pessoa precisa ter acesso à internet, seja wifi ou por pacotes de dados. Para baixar, basta acessar o site. Para usuários de iOS, o app já passa a funcionar quando a pessoa baixar o programa, não necessitando mais cadastrar um e-mail - o cadastro só é necessário se o usuário quiser ter a opção de favoritar uma parada de ônibus, para acessá-la mais rapidamente na hora de usar o Urmob. Para Android, em breve não será preciso mais cadastrar e-mail e esperar resposta com a autorização da i3 Tecnologia para usar o aplicativo.
Recapitulando: a prefeitura exigiu que as empresas de ônibus instalassem GPS nos ônibus e, a partir disso, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) pesquisou empresas que pudessem fazer o serviço. Acabaram fazendo uma parceria com a i3 Tecnologia, de Santa Maria, que criou um aplicativo de acordo com as necessidades locais.