Aplicativo

APP Menor Preço Nota Gaúcha completa três anos com mais de 21 milhões de pesquisas realizadas

Francine Boijink


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Felipe Dalla Valle

Com a finalidade de proporcionar economia aos consumidores no momento das compras, há três anos era lançado o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha. Desenvolvido pela Receita Estadual em parceria com a Procergs, o app disponível nas plataformas Android e iOS ultrapassou a marca de 21 milhões de pesquisas realizadas nesse período, se tornando um dos aplicativos do governo do Estado mais utilizados pela população. Entre os destaques das pesquisas, estão medicamentos e produtos de supermercado.

O balanço de utilização do aplicativo aponta crescimento constante no seu uso. Em comparação ao ano passado, quando havia pouco mais 11 milhões de consultas, a evolução foi representativa, com avanço de mais de 190%. - O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de ajudar o consumidor a encontrar os produtos da sua necessidade com menor preço na sua localidade, sem precisar ficar saindo de casa para realizar essa pesquisa. Além disso, o Menor Preço auxilia na fiscalização dos estabelecimentos quanto à prática de preços justos. Foi muito significativo o crescimento e expansão da tecnologia para todo o país através do aplicativo Menor Preço Brasil - afirma Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual, lembrando que um grande conjunto de dados antes restritos passou a ser disponibilizado aos consumidores.

Conflito no Leste Europeu traz reflexos preocupantes para o varejo

Ao todo, cerca de 282,6 milhões de itens foram retornados como resultado das pesquisas pelo menor preço de produtos em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Essas informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), o que garante que os dados do aplicativo tenham alta confiabilidade.

As pesquisas mais frequentes são de itens como cerveja, leite e medicamentos, além da gasolina, que em 2021 representou 17% das pesquisas. Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de apenas 150 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento na hora de buscar o menor preço.

OBJETIVOS

Lançado no Dia do Consumidor, o aplicativo fortalece ainda mais o programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 2,1 milhões de cadastrados, proporciona benefícios e economia e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais.

E a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência, bem como otimizar a experiência do usuário através de serviços digitais.

FUNCIONAMENTO

1. Baixe o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.

2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

4. Encontre os menores preços mais próximos. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

Principais números do Menor Preço Nota Gaúcha

? Total de pesquisas desde o lançamento: 21,4 milhões

? Total de itens informados nas pesquisas: 340,4 milhões

? Tempo médio de resposta: 150 milissegundos

? Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 282,6 milhões

? Produtos mais pesquisados em 2021: medicamentos, cerveja e leite

* Com informações do Palácio Piratini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em agosto

Próximo

Conflito no Leste Europeu traz reflexos preocupantes para o varejo

Economia