Greve

Após decisão judicial, servidores desocupam reitoria da UFSM

"

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ocupavam o hall de entrada do prédio da reitoria desde às 6h de quarta-feira, tiveram de deixar o local na tarde desta quinta. A decisão ocorreu após uma determinação judicial emitida na noite de quarta-feira. Os grevistas, que estão em mobilizados há mais de três meses, tinham um prazo de 12 horas para desocupar o local.

Os servidores foram notificados às 20h50min de quarta-feira e deveriam ter saído do local às 8h50min desta quinta-feira. No entanto, eles permanecem no local até as 16h30min, quando cerca de 50 servidores saíram em direção ao prédio da Coperves, onde o reitor Paulo Burmann estava desde a ocupação.

Como a Justiça estabeleceu multa de R$ 2 mil para cada dia que os servidores permanecessem no local, e o prazo da desocupação já havia terminado, os grevistas foram multados. Em um ato simbólico, eles passaram uma sacola entre os manifestantes para fazer uma vaquinha, recolhendo dinheiro para ajudar a pagar a multa.

_ Entendemos que a ocupação cumpriu sua finalidade. Não nos preocupamos com o valor financeiro. O ato simbolizou um protesto e demonstra a união dos servidores em favor da causa. Nós vamos pagar a multa e essa quantia vai ajudar _ explicou Rogério Joaquim da Silva, suplente da coordenação geral da Assufsm.

A greve deve se estender até o dia 11 de setembro, data final do prazo para as negociações entre governo federal e Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Após a reunião, o movimento decidirá se mantém a greve ou se faz acordo com o governo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa-mariense vai protestar contra o governo na Capital Federal

Próximo

Domingo terá poucas lojas abertas em Santa Maria

Economia