Financiamento estudantil

Alunos de Santa Maria não conseguem fazer ou renovar o Fies

Deni Zolin

O programa de financiamento estudantil (Fies) do governo federal está causando uma grande dor de cabeça para milhares de alunos de faculdades particulares, inclusive em Santa Maria. É que o governo não está liberando novos contratos para os calouros nem a renovação do financiamento para alunos antigos em universidades que aumentaram as mensalidades acima da inflação.

Em Santa Maria, o problema já afeta, por exemplo, alunos da Fisma e da Ulbra. O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que o MEC quer negociar esses reajustes com as instituições, para só então liberar os financiamentos. Como as aulas estão prestes a começar, milhares de alunos estão em apuros, pois não sabem se conseguirão ou não o Fies para poder cursar a faculdade. Já as instituições particulares temem grande perda de receita.

Na quinta-feira, o MEC informou que será aberto no dia 23 deste mês o sistema para que alunos façam novos contratos do Fies.

Além disso, a partir de 30 de março, o Fies terá novas regras, como a exigência de que o aluno tenha um resultado mínimo de 450 pontos no Enem. O MEC também passará a exigir desempenho dos cursos superiores que quiserem participar do programa, além de avaliar se eles correspondem à expectativa de emprego e salário dos estudantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Conselho aprova R$ 2,93 para nova tarifa de ônibus em Santa Maria

Próximo

DCE realiza ato contra o aumento da passagem em Santa Maria

Economia