Mercado de trabalho

Agosto registrou a maior geração de empregos em Santa Maria 

A geração de empregos formais em Santa Maria teve, em agosto, o melhor resultado deste ano, com a criação de 260 novos postos de trabalho. Os destaques foram para o setor de serviços, com 215 empregos criados no mês passado, além de 75 novas vagas para o comércio. Possivelmente a abertura do novo shopping influenciou nesse resultado, pois o Praça Nova gerou centenas de empregos nas mais de 60 lojas já abertas e também nos setores de serviços de limpeza e segurança. 

Mesmo assim, surpreende o fato de que o comércio criou somente 75 novos empregos na cidade – talvez tenham ocorrido demissões em outras lojas, o que reduziu o impacto positivo gerado pelos empregos criados nas lojas do novo shopping. De qualquer forma, é um grande alento esse resultado de agosto.

Foto: Caged / DSM

Com isso, no acumulado do ano, Santa Maria tem a criação de 622 novos postos de trabalho, o que ainda é um resultado longe do ideal, mas muito superior ao do mesmo período de 2016, quando o saldo era negativo, com o corte de -213 empregos.

Como mais lojas vão abrir em breve na cidade e também no novo shopping, é possível que o resultado siga bom nos próximos meses. Porém, ainda é preciso cautela, já que em maio, junho e julho, Santa Maria tinha fechado o saldo no negativo, com o corte de postos. Ou seja, a geração de empregos segue instável.

Se formos comparar com o resultado do Brasil e do Rio Grande do Sul, Santa Maria até que está bem na criação de empregos este ano. É que o Estado cortou -2,7 mil empregos em agosto e também está no negativo no ano, com -1,5 mil postos no acumulado de janeiro a agosto. Já o Brasil criou só 35 mil empregos em agosto e apenas 163 mil no ano, o que é muito pouco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Médica, terapeuta sexual e, agora, vereadora em Santa Maria

Próximo

Começa debate do projeto que permite entrada de pets em estabelecimentos públicos e privados 

Economia