Coluna Finanças Pessoais

A lição da tartaruga e as finanças 


Não é de hoje que a humanidade se move em questionamentos e respostas, eis a evolução do homem. Somos aprendizes dos nossos inventos. A acomodação não impulsiona. Ao contrário, limita, restringe e passa a estagnar.

O homem reforça suas esperanças na fé, não necessariamente na religiosidade, mas, sim, na fé que cria deuses, sejam esses humanos ou não. Idolatra não apenas imagens e cultos, mas também pessoas: os criadores das tecnologias, os avanços da saúde, o cantor do momento.

Somos os sujeitos dessa tremenda aventura que é o existir e ainda que não sejamos todos questionadores. Estamos, sim, em boa parte, procurando respostas. O homem na sua fascinante busca já cometeu devaneios para justificar seus meios, na intenção de ver seus fins.

Nada que a religião, tampouco a filosofia, a química, as ervilhas, ou mesmo as maçãs, as teorias da evolução ou da gravidade não tenham tentado explicar. E a tartaruga? Dessa não temos lembranças, não que possam explicar a evolução humana.

Foto: pixabay / pixabay

O nosso personagem, ainda que injustiçado nas nossas lembranças, não é só sinônimo de lentidão. A mitologia chinesa vê na tartaruga "a que transporta e sustenta o mundo". O animal que leciona neste texto pode representar uma retirada, uma proteção, até mesmo uma certa lentidão. E conta a mitologia que a lentidão representa a evolução do mundo.

Ensina-nos a tartaruga a apreciarmos a longevidade, simboliza o trabalho, que se traduz, novamente no crédulo dos chineses, no animal que representa uma temporada de pausa. Tempo em espera, que anunciará outros novos tempos.

E as finanças? Quem sabe também um espaço de pausa, pois finanças pessoais exigem planejamento, tempo,  e, às vezes, um recuo. Evolução lenta, mas segura: eis a lição da tartaruga.

 

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Projeto que permite acesso de animais a lojas e outros locais causa polêmica

Próximo

Zonas eleitorais da região estão ameaçadas de serem extintas

Economia