Agronegócio

Do computador para a agricultura

Diogo Brondani

Foi-se o tempo em que agricultor era um homem sem instrução ou desinformado. Hoje, a tecnologia é aliada ao homem do campo em diferentes frentes e só fica sem acesso a ela quem quer. As pesquisas em agricultura ou pecuária estão cada vez mais avançadas.

E foi com a ideia de fazer com que a informação chegue até o produtor que o engenheiro agrônomo Lucas Stefanelo criou a Diferencial AGR, empresa incubada à Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e que atua na área de cursos online e divulgação de informações do segmento agrícola, principalmente na cadeia produtiva da soja, por meio do portal Mais Soja.

Inverno é o mais quente dos últimos 10 anos

- Tem muita informação que fica contida em pesquisas, seminários e artigos acadêmicos e não é difundida. A ideia do portal é fazer com que elas sejam colocadas em prática, lá na lavoura. Para isso, além de notícias e material de estudo, também são oferecidos cursos online - explica Stefanelo.

Além disso, outra justificativa do agrônomo é que o agronegócio passou por uma modernização e muitos trabalhadores da área não conseguem realizar cursos presenciais, devido a turno de trabalho, a distância dos grandes centros, entre outros, o que acabou abrindo um campo para a formação à distância.

Os cursos são totalmente online, sem que haja necessidade de um horário específico para que o interessado faça a sua aula. São divididos em módulos com videoaulas de até 10 minutos, compostos também por material de apoio destinado a aula em questão. Ao final de todos os módulos, temos a avaliação final, onde o aluno deve obter, no mínimo, 70% de acertos, para então ser emitido o seu certificado. O certificado é validado pela Associação Brasileira de Ensino à Distância, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Agittec, Pulsar Incubadora da UFSM e pelo portal Mais Soja. Os cursos custam R$ 79,90, com carga horária de 20 horas. São ministrados por especialistas da área.

6 concursos públicos estão com inscrições abertas no Estado

O idealizador festeja o sucesso da iniciativa que está prestes a completar um ano de atividades.

- A nossa página no Facebook já tem mais de 85 mil curtidas. Além disso, a procura pelos cursos é excelente - diz Stefanelo.

No momento, dois cursos estão em vigência no Mais Soja Cursos: Acidez do Solo, lançado em maio deste ano, e o Micronutrientes na Cultura da Soja, no ar desde 6 de junho. Até o final de agosto, estão programados mais quatro cursos.

CURSOS APROVADOS - O engenheiro agrônomo Cirineu Tolfo Bandeira, 25 anos, aprovou a iniciativa e já fez um dos cursos oferecidos pelo portal Mais Soja. A flexibilidade de horários e o fato de receber com frequência notícias divulgadas pelo site foram fatores que o convenceram a fazer a capacitação.

- Para quem atua na área, todo conhecimento adicional é importante. O curso traz o conteúdo de forma fácil de entender. Além disso, os vídeos e o material didático impresso são grandes diferenciais para o estudo - diz o agrônomo, que fez o curso sobre acidez do solo.

Segundo ele, algumas instruções do treinamento devem ser aplicadas na propriedade da família, onde há produção de soja e milho e a criação de gado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Países importadores aumentam testes para carne do Brasil Anterior

Países importadores aumentam testes para carne do Brasil

Próximo

Pouca chuva nos EUA faz preço da soja subir 10% na região

Agronegócio