Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de profissionais que vão integrar o quadro de árbitros da Fifa em 2024. O santa-mariense Anderson Daronco está entre os selecionados pela décima vez seguida. A árbitra assistente Maíra Mastella Moreira, 31 anos, natural de Cruz Alta e formada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estreia na lista. O terceiro nome escolhido é de Rafael Klein.
– Quando fiquei sabendo foi uma emoção muito grande. Eu estava trabalhando sem celular. Quando peguei o aparelho tinha várias ligações do Rafael Klein e já sabia. Era um sonho meu de muitos anos – lembra emocionada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Maíra mora em Santa Maria desde que veio para a cidade estudar na UFSM. Atualmente, ela é proprietária de uma assessoria esportiva. Em 2014 ela ingressou no quadro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e iniciou sua carreira no futebol profissional.
– É resultado de uma longa caminhada. Eu vinha trabalhando há alguns anos para alcançar esse objetivo, mas era incerto. Era uma corrida que não sabemos o tamanho da distância. Mas graças a Deus deu tudo certo – brinca.
Ainda não há definição de quais jogos Maíra irá trabalhar em 2024. Mas ela conta que está se preparando em diversos aspectos para estar pronta quando o momento chegar.
– Se eu trabalhar bem aqui no país, pode acontecer de surgir em uma competição como a Sul-Americana ou a Libertadores. Mas é tudo no seu tempo, estou bem contente com esse primeiro passo. O que vier será muito bem-vindo.
Maíra comemora o aumento da presença feminina em grandes partidas de futebol.
– Somos um número menor, porque nossa procura é menor. Mas está aumentando cada vez mais e as mulheres estão conseguindo atingir níveis de performance muito grande. Isso contribuiu. De maneira geral estamos tendo muito espaço – ressalta a árbitra.