Foto: Beto Albert (Diário)
Novo secretário de Parcerias do governo de Sebastião Melo (MDB) na capital gaúcha, o ex-deputado e ex-candidato a prefeito de Santa Maria Giuseppe Riesgo (Novo) falou ao programa F5, da CDN, na manhã de segunda-feira (6), sobre a decisão de escolher trabalhar na prefeitura de Porto Alegre e não de Santa Maria, já que ele foi convidado para integrar o governo de Rodrigo Decimo (PSDB). Giuseppe apoiou o tucano no segundo turno.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A opção
“Eu fui de fato convidado para ser secretário do município de Santa Maria e, ao mesmo tempo, fui convidado pelo meu partido para ser o representante do Novo numa composição também do governo Melo numa secretaria que demandaria uma qualificação até técnica, que é uma das mais importantes. Eu diria que o que mais admiro no governo municipal aqui, de Porto Alegre, é a Secretaria de Parcerias. Então, ponderando bem, pensando bem nas circunstâncias e dado o fato que eu concorri na eleição contra o Rodrigo..., é algo que me honra muito assumir uma secretaria responsável por tanta coisa que tem sido feito em Porto Alegre, fez mais sentido para mim, para o Novo, para nossa proposta assumir a secretaria de Parcerias”, afirmou Giuseppe.
Sem indicação
Quanto ao convite para assumir uma secretaria em Santa Maria, ele disse que não chegou a ser definida a pasta nem o seu papel para contribuir com a cidade. À medida em que avançaram as articulações para ocupar a Secretaria de Parcerias, “algo que defendo com unhas e dentes” para os municípios. As PPPs (Parcerias Público-Privadas), inclusive, tinham grande destaque no seu plano de governo à prefeitura.
Contudo, Giuseppe acrescentou que, mesmo de Porto Alegre, continuará contribuindo com o município, inclusive com a atual administração. “Santa Maria segue sendo a minha base, é a minha cidade, é onde tem meus amigos e meus familiares, onde as minhas raízes estão”, disse.
Ainda sobre o fato de assumir a Secretaria de Parcerias, conforme o ex-candidato, foi a melhor decisão, já que foi derrotado na eleição e que “seria dado um recado errado para a população de Santa Maria” caso optasse por integrar a gestão de Decimo. Sobre auxiliar a cidade, Giuseppe ressaltou que pode ajudar na criação de uma Secretaria de Parcerias para Santa Maria ou “dentro de alguma outra (pasta) para fazer mais parcerizações” . “É uma questão de modernização. Está na hora de Santa Maria avançar bastante com isso, vou tentar contribui com minha experiência nessa área”, completou o ex-candidato a prefeito.
Governo Decimo
Sobre a possibilidade de o Novo participar, ainda, da administração de Decimo no segundo ou terceiro escalões, o agora secretário de Parcerias de Porto Alegre disse que “é possível”, já que “existe uma relação com o governo”, embora o Novo não seja base e só tenha apoiado a candidatura tucana no segundo turno.
2026
Já sobre os planos para a eleição de 2026, Giusepe, que foi deputado estadual, confirmou que irá concorrer, porém não definiu o cargo. “Eu estou preocupado em entregar um bom trabalho, é claro que não nego a minha vontade de seguir na política. (...) Naturalmente, seguindo na política existe uma possibilidade de candidatura lá em 2026. Eu só não quis cravar ainda para qual cargo vai ser, mas é algo que estudo, sim, e penso, mas acho que não está na hora ainda de eu pensar nisso”, destacou.
Durante a entrevista, o secretário se mostrou entusiasmado pelo fato de o Novo ter, pele primeira vez, bancada no Legislativo de Santa Maria, representada pelo vereador Roberto Meneghetti. “E um engenheiro, é um cara muito qualificado e vai nos representar bem na Câmara de Vereadores”, elogiou ele.