Uma grande sinfonia de violino, teclado, violão e guitarra deu o pontapé no primeiro dos três dias de programações da 80ª Romaria Estadual da Medianeira, um dos maiores eventos religiosos do Estado.
Retornando a Santa Maria, a Família Lima, grupo sinfônico gaúcho formado em Sapiranga, subiu no palco do Altar Monumento por volta das 20h50min desta sexta-feira (10) e animou o grande público presente no Parque da Medianeira. Conforme a prefeitura, cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o evento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Antes, às 18h, uma missa foi presidida no Santuário Basílica da Medianeira pelo seu reitor, padre Cristiano Quatrin. O momento também contou com uma bênção aos colaboradores e mais de 700 voluntários da Romaria. Ele diz que o propósito é fazer uma festa diferente, para marcar os 80 anos:
– Desde manhã tem muita movimentação, muita gente chegando, muitos devotos, peregrinos. O grande show de hoje é o pontapé. Tudo foi preparado com muito amor e carinho, para acolher bem a todos. Já encontramos romeiros de São Paulo, Bento Gonçalves, Porto Alegre e certamente veremos tantos outros que estão esparramados por aqui.
SINFONIA DA FÉ
A escolha da atração para abrir um dos maiores eventos religiosos do Estado faz sentido, afinal, a Família Lima tem em seu currículo uma apresentação no Vaticano para um público de mais de 500 mil pessoas, que incluía o Papa João Paulo II.
No repertório do show do grupo, que mistura musica erudita a estilos como folk, rock e pop, clássicos autorais dos quase 30 anos de carreira e também versões de músicas como Pais e Filhos, do Legião Urbana, e Viva La Vida, da banda estadunidense Coldplay. Durante a apresentação de Tocando em Frente, de Almir Sater, o público acompanhou em coro com as lanternas dos celulares ligadas, em um dos momentos mais marcantes do show.
A Mariane Marques Bilha tem 35 anos e trabalha no setor administrativo. Ela é uma das únicas fãs da Família Lima de Santa Maria registrada no fã-clube oficial do grupo, chamado Relicário. Ela conheceu outras duas integrantes da cidade e combinou de assistirem juntas à apresentação, na grade, bem em frente ao Altar Monumento. Mariane conta que é católica e já participou de outras edições da Romaria, mas, desta vez foi até o Parque da Medianeira, de fato, para ver os ídolos.
– Eu sou fã desde que eu tenho 10 anos. Lembro do primeiro show, em 1998, que meu pai me levou. A minha mãe fala que quando os vi na TV pela primeira vez, eu fiquei encantada e passei a acompanhá-los. Fui em todos os shows deles em Santa Maria – conta Mariane, que cantou a plenos pulmões suas músicas preferidas do grupo, Primeiro Amor e Teu Beijo.
Ao fim do show, que encerrou com uma versão do clássico Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, os integrantes do grupo receberam a equipe do Diário para uma rápida conversa. O vocalista Lucas Lima contou que o grupo já sabia o que esperar do caloroso público de Santa Maria, mas, mesmo assim, foi surpreendido, principalmente pela quantia de pessoas presentes no Parque da Medianeira:
– Tinha muita gente, e as pessoas estavam entregues e juntas conosco o tempo todo, então foi sensacional. Talvez um dos melhores shows que fizemos por aqui.
O violinista Amon Lima destacou que é especial tocar em um evento tão importante para o Estado como a Romaria.
– O lugar também é maravilhoso. Poder fazer parte disso é algo que vamos levar para a vida toda, ainda mais agora, prestes a completar três décadas de carreira. Foi uma energia inesquecível, sem dúvidas.
PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO
A 1ª Rústica da Medianeiraserá realizada no sábado (11), às 7h, no Parque da Medianeira. A iniciativa busca integrar e socializar atletas amadores por meio da prática esportiva. São 600 inscritos para o trajeto de 3 km (caminhada ou corrida) e 5 km (somente corrida).
Às 9h inicia a Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo emérito de Santa Maria. Já às 10h ocorre a inauguração da fonte Jardim do Caná e a abertura da Quermesse. Pela noite, às 19h30min, a música fica por conta do grupo Fio de Bigode, seguido por uma performance do cantor Wilson Paim. Logo após, ocorre a Procissão Luminosa, às 23h30min.