Foto: Carol Cabral (Divulgação)
O projeto Delírios Projetados - Residência Artística, promovido pelo Núcleo de Investigação do Corpo e Tecnologias, está com inscrições abertas para a seleção de 15 estudantes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para integrarem a segunda fase da Residência Artística. A iniciativa contempla 10 vagas para atuação em cena e cinco para participação na parte técnica. As inscrições podem ser feitas até às 23h59min desta sexta-feira (28). O resultado será divulgado em 31 de março no perfil do Instagram e os selecionados serão contatados por e-mail.
📸 Siga o perfil de Entretenimento do Diário no Instagram
Sob direção de Geison Sommer, Júlia Urach e Helder Machado, a residência visa fomentar o processo criativo em múltiplas linguagens artísticas, transversalizando teatro, dança, artes visuais, música e tecnologia. A experiência se desdobrará por meio de investigações cênicas e experimentações com projeção de imagem, vídeo mapping, captura de movimento e inteligência artificial.
Podem se inscrever estudantes maiores de 18 anos, matriculados a partir do 4º semestre nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes e Letras da UFSM. Além disso, está prevista a reserva de vagas para grupos afirmativos, contemplando pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, populações nômades, povos ciganos, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. Também serão asseguradas duas vagas para cada curso do departamento de Artes Cênicas.
As atividades ocorrerão de 3 de abril a 24 de maio de 2025, com encontros semanais nos prédios 40 e 40C do Centro de Artes e Letras da UFSM. O processo culminará em uma apresentação final em 24 de maio.
O Núcleo
O Núcleo de Investigação do Corpo e Tecnologias é um coletivo artístico de Santa Maria (RS), fundado em 2023 por Helder Machado, Júlia Urach e Geison Sommer. Dedicado à pesquisa e criação nas artes cênicas, o grupo explora como ferramentas tecnológicas, como manipulação de vídeo ao vivo, inteligência artificial e projeção mapeada, podem dialogar com o corpo e a cena, criando experiências imersivas. Além de produções artísticas, o Núcleo realiza ações formativas e debates, consolidando-se como um espaço de experimentação, troca e reflexão sobre os desafios e possibilidades contemporâneos da arte.