Enviar cartas ficou no passado? Aplicativo possibilita vivenciar a experiência de forma digital

Enviar cartas ficou no passado? Aplicativo possibilita vivenciar a experiência de forma digital

Foto: Marina Chiapinotto (Arquivo)

Escolher o papel, a caneta, o destinatário, além de ir até uma agência dos Correios é algo comum para quem costumava enviar cartas. Passados os anos, a situação pode ter ficado para trás. Em busca dessa resposta, a reportagem do Diário foi até o Calçadão de Santa Maria para ouvir da comunidade sobre as lembranças da época em que o envio era bem mais comum. 



+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para a professora aposentada Jurema Alves Scherer, 68 anos, antigamente a única possibilidade era se comunicar por meio de cartas. E era assim que eles se comunicavam com seu atual marido em 1979. Jurema comentou sobre a história por trás das cartas. 

– Nós nos mandávamos cartas, na época era correspondência, era o que tinha – relembra Jurema. 

Recentemente, a reportagem do Diário descobriu um aplicativo inusitado, que possibilita o usuário mandar cartas de forma online para qualquer parte do mundo. O aplicativo se chama Slowly e, por meio dele, é possível se conectar com pessoas de diferentes lugares com uma carta virtual. E esse material pode demorar horas ou até dias para chegar ao destinatário, a depender da distância entre os usuários, o que torna a experiência ainda mais realista. Perguntada sobre a possibilidade de mandar cartas de forma online, Jurema disse que usaria a ferramenta.

– Eu usaria, seria como e-mail? A gente usa mais o celular, mas seria legal mandar uma carta – diz a aposentada. 

Avani dos Santos, 82 anos, e Vanderlam dos Santos, 88 anos, casados há mais de 60 anos, lembram que quando moravam em cidades diferentes, a única maneira de se comunicar de Bagé, cidade natal de Avani, para Dom Pedrito, onde Vanderlam morava, era por meio de cartas. 

Leia mais

Como usar

Para usar o Slowly, é preciso criar um nome de usuário, um avatar, selecionar seus tópicos de interesse e o idioma. O aplicativo permite escolher se você quer sortear alguém aleatoriamente ou selecionar com quem deseja trocar correspondências. Depois, é só escrever a carta, selecionar um selo e remeter o postal.

​O aplicativo é ideal para quem quer se conectar com novas pessoas em um ritmo mais lento e significativo, indo contra as mensagens instantâneas, as quais estamos acostumados. O Slowly é gratuito e está disponível para Android e iOS. É possível também pelo navegador de Internet neste link.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Despedida do Acampamento Farroupilha: evento teve público de 100 mil pessoas em Santa Maria Anterior

Despedida do Acampamento Farroupilha: evento teve público de 100 mil pessoas em Santa Maria

Confira a programação do último dia de Acampamento Farroupilha em Santa Maria Próximo

Confira a programação do último dia de Acampamento Farroupilha em Santa Maria

Cultura