Foto: Ronald Mendes (PMSM/Divulgação)
Show de César Oliveira & Rogério Melo antecedeu o anúncio das campeãs da edição de 2025.
Durante três noites, a Praça Saldanha Marinho se transformou no cenário da 32ª Tertúlia Musical Nativista, um dos maiores festivais do gênero no Rio Grande do Sul. Na noite de domingo (30), mesmo sob instabilidade climática, com momentos de chuva e garoa, o público lotou o espaço para acompanhar o anúncio da grande vencedora desta edição: a canção “Raiz, Fruto e Semente”, do gênero chamamé, com letra de Luciano Rozalino, Alex Brondani e Gilson Parodes e melodia de Halber Lopes e Adams Cezar. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida abaixo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O prefeito Rodrigo Decimo agradeceu à equipe organizadora do evento e a todos os artistas que passaram pelo palco para engrandecer o festival e evidenciar a música nativista.
— As apresentações das concorrentes nas noites de sexta (28) e sábado (29) foram lindas e interpretadas com grande emoção. Nossa gratidão a todos que se empenharam para termos mais um lindo festival, feito com muito amor e carinho. A Tertúlia Musical Nativista já é tradição da agenda de Santa Maria, mas só existe por causa de quem faz ela acontecer. Os músicos, letristas, comissão organizadora, jurados, técnicos de som, público, artistas convidados, parceiros e muitos outros envolvidos. Parabéns aos vencedores - Rodrigo, acompanhado da vice-prefeita, Lúcia Madruga.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, também agradeceu a todos que fazem o evento acontecer, e destacou a importância do festival:
— Nestes três dias na Praça Saldanha Marinho, a Tertúlia cumpriu, mais uma vez, sua missão: de ser o grande palco do diálogo entre a tradição e o futuro da nossa música regional. Cada nota e cada verso que ressoou celebrou as lidas, as histórias da nossa terra e o talento do nosso povo. Que a inspiração destes encontros nos acompanhe.
Shows

O público que foi assistir ao anúncio das músicas vencedoras do festival nativista prestigiou show de César Oliveira & Rogério Melo. A dupla que completa 25 anos de carreira, animou o público e interpretou canções nativistas que marcaram época e seguem atuais no circuito musical. A Tertúlia foi transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Santa Maria. Para rever as três noites do festival, acesse aqui.
Também abrilhantaram o palco da Tertúlia os shows de Márcio Correia e Grupo Gauchismo, neste sábado (29), e Cristiano Quevedo, na sexta-feira (28). Ainda na sexta, o evento começou com uma homenagem ao ícone da música nativista, João Chagas Leite, que faleceu aos 80 anos no dia 11 de novembro. Leite residiu por mais de 20 anos em Santa Maria, e também foi vencedor de 13 festivais nativistas no Estado, incluindo a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria.
Jurados
A comissão técnica julgadora do Festival foi composta por profissionais de renome na música que tiveram a missão de avaliar as composições e as apresentações da Fase Local, Fase Geral e Fase Final. Os jurados foram Rita Mauch, Rogério Villagran, Dionara Fuentes Schneider, Eliezer Tadeu Dias de Sousa e Julio Cesar Pires Pereira
A 32ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria é uma promoção da Prefeitura de Santa Maria, Associação Tradicionalista Estância do Minuano e CPF Piá do Sul. A produção executiva é da Plano Comunicação e Eventos. O patrocínio é da Podal Distribuidora, Rede Super e Beltrame Materiais de Construção, e o financiamento é do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São apoiadores locais o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (Sindhturr); Hotéis Morotin; Tuiuti Grill; Venâncio Grill; Center Grill; Pasqualini Grill; Casa do Pastel; National Dog, Restaurante Maffi e Amigo Internet.
Vencedores
1º Lugar: Troféu Minuano
Raiz, Fruto e Semente
Gênero Musical: Chamamé
Letra: Luciano Rozalino, Alex Brondani e Gilson Parodes
Melodia: Halber Lopes e Adams Cezar
2º Lugar: Troféu Amaury Dalla Porta
Fumo de rolo
Gênero Musical: Valsa
Letra: Leonardo Quadros
Melodia: Guilherme Castilhos
3º Lugar: Troféu Antônio Augusto Ferreira
Milongas de toda crina
Gênero Musical: Milonga
Letra: Mario Amaral
Melodia: Mario Amaral
Música Mais Popular: Troféu Vento Norte
La vem a comparsa
Gênero Musical: Rancheira
Letra: Marcio Oliveira e Evandro Rodrigues da Silva
Melodia: Marcio Correia
Melhor Letra: Troféu Antônio Carlos Machado
Raiz, Fruto e Semente
Gênero Musical: Chamamé
Letra: Luciano Rozalino, Alex Brondani e Gilson Parodes
Melodia: Halber Lopes e Adams Cezar
Melhor Intérprete: Troféu Cezar Lindemeyer
Cairon Silva
Melhor Instrumentista: Troféu Larry Charão
Guilherme Castilhos
Melhor Arranjo: Troféu Coração Do Rio Grande
Fumo de rolo
Gênero Musical: Valsa
Letra: Leonardo Quadros
Melodia: Guilherme Castilhos
Prêmio Destaque Feminino: Troféu Deborah Rosa
Aline Linhares
Melhor Tema Sobre Santa Maria: Troféu Imembuy
Depois do apito do trem
Gênero Musical: Chamamé
Letra: Salvador Lamberty
Melodia: Pedro Mauro Raskopf E Rodrigo Raskopf
Melhor Tema Campeiro: Troféu Estância do Minuano
La vem a comparsa
Gênero Musical: Rancheira
Letra: Marcio Oliveira e Evandro Rodrigues da Silva
Melodia: Marcio Correia
Melhor Melodia: Troféu Maestro Setembrino
Fumo de rolo
Gênero Musical: Valsa
Letra: Leonardo Quadros
Melodia: Guilherme Castilhos