Viva

Exercícios físicos auxiliam na redução do estresse e ansiedade

Além da estética, a prática diária de exercícios físicos pode ser uma aliada na busca pela qualidade de vida e o bem-estar mental. Estudos apontam que movimentar o corpo proporciona a redução de estresse, ansiedade e depressão.

De acordo com a psicóloga Luciane Beltrami, a rotina apressada e a falta de tempo fazem com que as pessoas vivam "no automático" sem perceber:

– O estresse pode gerar um desânimo que faz tudo parecer pesado e difícil de ser cumprido.

Conforme a psicóloga, sintomas como indisposição, perda de interesse e baixa autoestima devem ser tratados com psicoterapia. Mas a prática de esportes ajuda no tratamento contra transtornos psicológicos e é uma forma de aliviar as tensões.

O coach e educador físico Andrey Eduardo Rodrigues afirma que a prática regular de exercícios pode transformar o convívio social, a alimentação e a saúde. Segundo ele, é uma forma de esquecer os problemas do dia-a-dia e extravasar.

– O exercício é uma válvula de escape – comenta Rodrigues.

Luciane acrescenta que a sensação de bem-estar após a prática de exercícios está relacionada à produção de endorfina no organismo, hormônio responsável por causar sensação de prazer.

– A endorfina alivia a depressão e normaliza os níveis de ansiedade, além disso também equilibra o humor – explica.

O prazer como aliado

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 28/08/2017.Murilo Lopes Brum iniciou a prática de exercícios há 4 anos. O estudante Murilo corre na rua e pratica crossfit.FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Seja caminhada, corrida, artes marciais, dança ou crossfit, segundo o educador físico Ericson Urach, o importante é buscar por atividades prazerosas para conseguir melhorar o corpo e a mente.

O estudante de Medicina, Murilo Lopes Brum, 27 anos, garante que gosta de praticar exercícios em grupos, por conta do incentivo dos colegas e do dinamismo nos treinos. 

Ele iniciou a prática de exercícios há quatro anos, porque estava acima do peso e fazia tratamento psiquiátrico para controlar os sintomas da ansiedade. Atualmente, o estudante corre na rua e pratica crossfit, modalidade que une treino de força e condicionamento físico.

A psicóloga Luciane comenta que uma das vantagens do esporte é a possibilidade de socializar, sair de casa e se distrair, o que proporciona uma melhora no bom humor e na autoestima.

Hábito Diário

 Santa Maria 25/08/2017Juliana Cauzzo no treino no Crossfit Laçador
Juliana não abre mão de se exercitar, apesar da rotina agitadaFoto: Lucas Amorelli / New Co DSM

– O ideal é que as pessoas estejam dispostas a implantar novos hábitos, tanto físicos, como alimentares – diz Urach.

Para isso, ele estabeleceu um programa que une atividade física, nutrição e a psicologia. O chamado "Desafio 60 dias em forma" estimula pessoas a buscarem qualidade de vida. O atendente Vinicius Ramos Lima, 23 anos, se inscreveu no desafio com a intenção de emagrecer e ganhar condicionamento para avaliações físicas de concursos públicos, que pretende prestar no futuro.

– O acompanhamento psicológico ajuda muito, pois é uma maneira de reeducar a mente e o corpo – conta Lima.

Há cerca de um ano e meio, a empresária Juliana Cauzzo, 34 anos, pratica crossfit, ioga, pilates e corridas. Em meio a uma rotina que inclui  trabalho, família e amigos, ela precisou se organizar:

– Eu trato o esporte como uma das minhas prioridades. O tempo é algo pessoal. A gente sempre arranja algum, quando isso se torna um hábito que te faz bem. 

PARA COMEÇAR A SE EXERCITAR
– Procure um médico para examinar o seu estado de saúde
– Comece por exercícios simples e respeite os limites do seu corpo
– Procure por atividades prazerosas
– Busque uma alimentação saudável
– Persista nos novos hábitos

Fontes: Ericson Urach e Andrey Eduardo Rodrigues, educadores físicos



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ganhos e perdas: uma eterna gangorra

Próximo

Cozinheira conta como conseguiu perder 40 quilos sem cirurgia em um ano

Vida