reportagem especial

Veja como a tecnologia traz comodidades e mudanças na rotina

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Com os avanços tecnológicos ações do dia a dia podem ser resolvidas pelo celular

Chegamos ao ano de 2020 e não temos carros voadores, como no desenho animado "Os Jetsons - a família do futuro", que teve séries produzidas em 1962 e 1984. Ainda assim, os avanços tecnológicos nos permitem ter alguns confortos na rotina, como escapar das filas de bancos, ter uma ferramenta de pesquisa na palma da mão, fazer as compras de mercado sem sair de casa, escolher um filme em uma "locadora digital" - serviços de streaming - e muitas outras opções.

VÍDEO: A internet levou os convidados ao casamento

Segundo o professor de Jornalismo Iuri Lammel, que é doutorando em Informática na Educação, "Os Jetsons" podem ser uma referência sobre o que era imaginado para o futuro e, apesar de não termos algumas coisas que o desenho mostrava, outras já são verdade e, às vezes, com um sistema "melhorado". Lammel cita as vídeo chamadas, comuns na animação e até em filmes, como "De Volta para o Futuro", mas que eram feitas a partir de uma tela no telefone fixo ou na parede, como uma televisão.

- Nós usamos vídeo chamadas, mas direto do celular, com muito mais praticidade e mobilidade, já que podemos caminhar enquanto falamos. Os filmes e desenhos mostravam isso, mas ainda com a ideia de termos que ficar em um lugar, uma sala, pois a tela era fixa - diz.

VÍDEO: A mãe a ensinou a usar o banco virtual

Lammel avalia que a tecnologia, a partir dos smartphones, revolucionou a comunicação, tanto entre as pessoas, como do serviço de notícias, já que atualmente é muito mais fácil saber o que ocorre no mundo. Para o professor, outro ponto positivo é a forma que armazenamos "a vida", referindo-se à nuvem - sistema de armazenamento virtual - que garante às pessoas manterem seus dados, como fotos e vídeos, mesmo que os aparelhos de celular ou computador danifiquem.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pesquisas de assuntos específicos eram feitas nas bibliotecas, em livros e enciclopédias

Além destas melhorias, Lammel cita os inúmeros aplicativos e sistemas que foram digitalizados para facilitar o acesso dos clientes a uma gama de serviços.

- Tudo isso vem como um apoio à nossa memória. Estes aplicativos, estes facilitadores do dia a dia, são como uma terceirização da memória humana. Ou a gente coloca um lembrete no celular, ou o aplicativo nos lembra até de coisas básicas, como beber água - exemplifica.

IMPACTOS
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país já tem mais de um smartphone ativo por habitante. São 220 milhões de celulares em funcionamento no Brasil e 207,6 milhões de habitantes.  

VÍDEO: Apps e sistemas 'nascidos' em Santa Maria também ajudam

Assim como a tecnologia trouxe benefícios, também apresentou algumas perdas, mesmo que mascaradas. A primeira que o professor de Jornalismo apresenta é o aumento do desemprego, já que a internet reforça o sistema de autoatendimento e menos pessoas são contratadas para estes cargos. Contudo, Lammel diz que, em algumas situações, o próprio cliente perde, sem nem perceber.

- Antes, por exemplo, as pessoas iam numa agência de viagem, diziam locais que gostariam de visitar e até quanto poderiam gastar. Uma agente de viagem fazia todo o serviço de procurar passagens, hotéis, passeios, fechava um pacote e apresentava para o cliente. Hoje, a própria pessoa faz essa busca toda, mas, às vezes, nem percebe que pode perder um turno inteiro fazendo essa busca, ela pode economizar dinheiro, mas perde o próprio tempo na tarefa - diz o professor.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Lucas Amorelli (Arquivo/Diário)
Hoje em dia, os "orelhões" dos telefones públicos servem como espaço de sombra para as pessoas

Outro fator é a acessibilidade às tecnologias. Algumas novidades podem chegar às pessoas, como os documentos digitais (título de eleitor, carteia de trabalho, de identidade ou de habilitação). Nisso também entra a facilidade que empresários têm hoje em dia de acompanharem as imagens de câmeras de segurança da empresa no próprio celular.

Pesquisa: mais da metade dos santa-marienses faz compras online

Por outro lado, ainda parecem uma realidade distante para algumas pessoas as casas inteligentes, em que os eletrônicos (TV, ar-condicionado, cafeteiras e outros), ligam por comando de voz ou pelo celular. Ou a tecnologia que já permite aos motoristas que liguem seus carros à distância, por exemplo.

COMUM ANTES DA INTERNET

  • Esperar em filas em bancos
  • Enviar cartas
  • Recorrer às videolocadoras para escolha de filmes, CDs e discos e até mesmo jogos de videogames
  • Uso do telefone fixo
  • Procurar telefones em listas telefônicas. Se fosse o número de empresa, a busca era feita nas páginas amarelas
  • Uso de telefones públicos (orelhões)
  • Pesquisa em bibliotecas e enciclopédias
  • Uso de cheques e dinheiro vivo para pagamentos
  • Meses de demora para saber notícias de outros países
  • Compras feitas apenas em lojas físicas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: conheça a história da mãe que ensinou a filha a usar o banco virtual Anterior

VÍDEO: conheça a história da mãe que ensinou a filha a usar o banco virtual

Causa de novo surto pode não ser descoberta, diz especialista Próximo

Causa de novo surto pode não ser descoberta, diz especialista

Reportagem especial