empreende

Grupo de amigos investe em produtos de beleza masculinos

Foto: Lucas Amorelli (Diário)

Há um ano, três amigos começaram um empreendimento diferente em Santa Maria: uma loja virtual com produtos específicos para homens que gostam de se cuidar e não dispensam a facilidade de comprar pela internet. No site, são oferecidas mais de 25 marcas para que barba, cabelo e bigode fiquem mais bonitos, hidratados e perfumados. Não bastasse isso, chaveiros, carteiras, luminárias, porta bebidas, kits para churrasco, canecas criativas, entre outros acessórios, enchem os olhos de quem precisa comprar um presente e não quer sair de casa.

Carmem Silvia Ferraz conta sobre os anos na ala das baianas da Escola de Samba Barão de Itararé

Os sócios Felipe de Andrade Knackfuss, 26 anos, Maiara Marafiga, 24, e Rafael Diaz, 25, conheceram-se na faculdade de Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Da amizade, veio a vontade de iniciarem um negócio inovador, que aliasse modernidade e rentabilidade. Maiara conta que a escolha do nome da empresa foi curiosa. Eles queriam algo relacionado à grota, mas já havia outras empresas chamadas assim. Eles sequer imaginavam que o nome encontrado teria o mesmo conceito.

- Grotte é uma palavra italiana que, em português, significa cavernas. A Grotte veio para dizer que o homem pode vir das cavernas, ser rústico e se cuidar ao mesmo tempo. Conhecemos vários rapazes que não se sentem à vontade ou simplesmente não gostam de escolher produtos de beleza - afirma. 

O EMPREENDIMENTO
No mesmo dia em que receberam o diploma de administradores de empresas, Knackfuss e Diaz avaliaram a possibilidade de ter um negócio juntos, do qual ambos pudessem cuidar simultaneamente ao horário de um outro trabalho formal. Antes colocar a ideia em prática, convidaram Maiara para ser sócia. O "sim" da colega veio no mesmo dia. Para ela, o primeiro passo seria pensar a empresa e correr para consolidar um sonho.

- Fizemos um plano de ação. Fizemos pesquisa de mercado, calculamos tudo o que precisaríamos e fomos atrás do invenstimento, que veio da família de cada um. Logo, separamos os produtos por categoria e distribuímos as funções. Eu cuido do marketing, Rafael administra o estoque e distribuição, e Felipe é encarregado do pós-venda e das entregas. Em 3 de fevereiro de 2017, lançamos o e-commerce (comércio virtual) - conta Maiara.

Inspirada na natureza, artista plástica de Santa Maria transforma vida e sensibilidade em arte

Segundo Knackfuss, o planejamento da Grotte foi feito para curto, médio e longo prazo. Em oito meses, bem antes do que esperavam, os sócios trocaram a plataforma do site e o sistema financeiro. 

PERSPECTIVAS 
- Nossa meta a médio prazo é ter uma representação da Grotte no Shopping Praça Nova. A longo prazo, nossa intenção é transformar a empresa em uma franquia. Em um ano, ampliamos nossas perspectivas em relação ao comércio virtual e conhecemos mais nosso público alvo. Já sabemos o que vender e para quem iremos vender - comemora Diaz.

Maiara garante que, desde o primeiro mês de vendas, o faturamento da Grotte é reinvestido. Ela conta, ainda, que, por oito meses, a Grotte esteve na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM). 

OS CLIENTES 
Encarregado da pós-venda, Knackfuss afirma que a maioria dos clientes voltam a comprar na Grotte. Os homens são os principais clientes, mas o tráfego das mulheres no site é assíduo, principalmente, na busca por presentes.

A administradora Dariane, 24 anos, compra na Grotte desde o início do empreendimento. Ela procurava um presente diferente na internet quando viu a novidade e, desde então, virou cliente. Para o empresário Matheus Zanella, 28 anos, o diferencial da Grotte é a seriedade no prazo e a facilidade de comprar produtos de qualidade sem sair de casa.

- Gosto de comprar na Grotte porque tem todas as informações na tela. Não preciso sair para pesquisar sobre o produto, que são exclusivos, de valor razoável e entregues pontualmente.

Casal de Santa Maria investe em artesanato com lacres de latinhas 

O estudante Luan Francisco Souza Albianio, 25 anos, tem a Grotte como aliada no cuidado com a barba. Para ele, ter em Santa Maria uma empresa que comercializa excelente marcas de produtos de beleza masculino é um privilégio.

- A plataforma é fácil de navegar, o pagamento é facilitado e o pós-venda é sensacional - afirma.

Para os sócios, o reconhecimento dos clientes é muito importante. Além do Rio Grande do Sul, a Grotte é sucesso de vendas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

PARA CONHECER
Interessados em conhecer os produtos oferecidos pela empresa podem acessá-los de duas maneiras 

  • Pela internet - Acesse o site ou pela página no Facebook  
  • Pelo telefone - (55) 99622-2160 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professora investe em empresa de decoração de ambientes Anterior

Professora investe em empresa de decoração de ambientes

Inspirada na natureza, artista plástica de Santa Maria transforma vida e sensibilidade em arte Próximo

Inspirada na natureza, artista plástica de Santa Maria transforma vida e sensibilidade em arte

Empreendedorismo