Jaqueline Silveira

Santa Maria é homenageada na Assembleia

Os 165 anos de Santa Maria, comemorados nesta quarta (17), foram celebrados na Assembleia Legislativa. Coube ao único deputado da cidade, atualmente, Valdeci Oliveira (PT), homenagear o município no espaço do Grande Expediente.

 
Em 30 minutos, o petista fez uma exposição sobre a história de Santa Maria passando pelo auge da Rede Ferroviária até os dias de hoje com as universidades e faculdades. Lembrou também das características, como o vento norte, artistas e figuras políticas, bem como de sua trajetória e seu “bairrismo” por Santa Maria. Valdeci aproveitou, ainda, para homenagear o Inter-SM, que completou ontem 95 anos de fundação, mostrando um camisa do Alvirrubro, enquanto estava na tribuna.

 
– São 165 anos de construção constante, de afirmação, de busca de exemplos. 165 anos que colocaram o coração do Rio Grande em posição relevante no mapa do Brasil e do mundo. Para mim falar da história e trajetória de Santa Maria é sempre uma honra. Envolve emoção, lembranças, a minha formação para vida e a criação da minha família. É a terra de homens e mulheres, jovens e crianças. De pessoas de todas as idades e com diferenças culturais e de etnias – afirmou o deputado.

 
Para finalizar, ele declarou uma poesia de sua própria autoria em homenagem a Santa Maria. 

Muitas autoridades santa-marienses estiveram presentes, na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa. Lá estavam, entre outros, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o presidente do Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), o vereador Admar Pozzobom (PSDB), o desembargador do Tribunal de Justiça Sergio Blattes, a diretora de Ensino da Universidade Franciscana (UFN), Janilse Fernandes Nunes, o comandante do CRPO Central, coronel Cleberson Bastianello, e o presidente da Associação de Moradores da Vila Belga, Paulo Conceição.


MDB sinaliza com candidatura própria em 2024 e tenta aparar as arestas

O diretório do MDB encaminhou, em reunião na noite de segunda-feira, candidatura própria nas eleições de 2024. Também na tentativa de aparar as arestas, só a direção está autorizada a falar sobre o partido. 

– Nós vamos começar a encaminhar a candidatura própria ao governo, mas não vamos discutir nomes agora – afirmou o ex-secretário Antonio Carlos Lemos, presidente interino do MDB e que conduziu a reunião.

No encontro, antes de partir para 2024, o partido analisou o resultado da eleição de 2022, considerando como muito importante a vitória de Gabriel Souza como vice vice-governador ao lado de Eduardo Leite (PSDB), e a reeleição de Beto Fantinel à Assembleia Legislativa com quase 49 mil votos.

 Esse foi um dos momentos em que ocorreram algumas “discussões acaloradas”, já que uma minoria de emedebistas não apoiou o deputado da cidade nem a chapa que tinha o MDB ao Piratini.

O outro momento de debate mais acalorado foi, justamente, sobre o pleito de 2024 e o cenário da legenda na cidade. 

– Nós temos que ter um projeto para Santa Maria. É um projeto para ver o que realmente Santa Maria está necessitando para, depois, nós discutirmos o futuro – destacou Lemos, sobre o fato de definir o candidato só mais adiante. 

Entretanto, o nome da vez e apoiado pela maioria do MDB é Beto Fantinel, atual secretário de Assistência Social do governo Leite, que deve aparecer com mais frequência nos eventos da cidade. O presidente interino disse que, além do plano, o MDB irá trabalhar, agora, numa nominata de vereador para lançar no ano que vem.

Sobre especulações de que o MDB irá para o governo Jorge Pozzobom (PSDB), Lemos afirmou que não há possibilidade e que isso ficou claro na reunião. 

– Isso não é verdade – acrescentou. O chefe interino do MDB reforçou que esse tema e mais a questão da eleição, especial mente, somente a direção do partido, com o aval do diretório, está autorizado a falar.

– A gente vai procurar é uniformizar manifestações do MDB – finalizou.


Justiça mantém afastamento do prefeito de Itaara

A 4ª Criminal do Tribunal de Justiça do Estado atendeu ao pedido do Ministério Público e prorrogou o afastamento do prefeito de Itaara, Silvio Weber (PSB), por mais 180 dias. A decisão saiu nesta terça (16). O padre licenciado foi afastado em 17 de novembro do ano passado na Operação Santidade sob suspeita de suposto direcionamento de licitações e desvio de recurso público. 

Além de Weber, a 4ª Criminal manteve o afastamento da ex-secretária de Educação e do ex-diretor de Serviços da prefeitura.

O MP já ofereceu a denúncia contra o prefeito, porém está sob sigilo e não foram revelados detalhes. Na semana passada, o promotor Antonio Képes, responsável pela operação, limitou-se a informar que havia pedido a revogação do afastamento.

Weber sempre negou qualquer irregularidade, alegando perseguição política. O advogado do prefeito, Bruno Paim, disse que a defesa foi intimada, ontem, da manutenção do afastamento de Weber. 

– No entanto, ainda não tivemos acesso integral aos requerimentos do MP para tal prorrogação do afastamento, e nem mesmo da fundamentação da decisão – afirmou ele. 

O defensor disse que aguardava uma decisão, uma vez que hoje terminaria o prazo, e Weber retornaria ao cargo. Paim afirmou que irá recorrer:

– A partir desse momento, ingressaremos com todos os recursos possíveis para o retorno do prefeito Silvio Weber ao cargo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo deve enviar reformulação do IPE para Assembleia nesta quinta Anterior

Governo deve enviar reformulação do IPE para Assembleia nesta quinta

MDB sinaliza com candidatura própria em 2024 e tenta aparar arestas Próximo

MDB sinaliza com candidatura própria em 2024 e tenta aparar arestas

Jaqueline Silveira