Piratini e oposição travam queda de braço sobre abertura de CPI das concessionárias

O Palácio Piratini e a oposição na Assembleia Legislativa travam uma queda de braço sobre a abertura da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar a prestação de serviços das concessionárias de energia elétrica, alvo de centenas de reclamações em todo o Estado pela demora no atendimento durante temporais.


O pedido de CPI, de autoria do deputado Miguel Rossetto (PT), tem, por enquanto, 18 das 19 assinaturas necessárias. O governo Eduardo Leite (PSDB) pressiona sua base a não assinar a criação da comissão, uma vez que haverá desgaste ao Piratini, que, além de defensor das privatizações, foi na gestão tucana que parte da CEEE foi vendida para a CEEE Equatorial, concessionária que lidera as queixas da população. 

Por outro lado, a oposição pressiona deputados em busca de mais um voto e tenta atrair o PDT, aliado do Executivo.

Governador Eduardo Leite e seu vice, Gabriel Souza, estiveram na Assembleia, quinta-feira, para a posse do novo presidente, Adolfo BritoFoto: Marcelo Oliveira (Assembleia Legislativa)

 
Quinta-feira, na posse do novo presidente da Assembleia, Adolfo Brito (Progressistas), o governador Leite e seu vice, Gabriel Souza (MDB), estiveram no Parlamento para participar da cerimônia. No mesmo plenário, deputados da esquerda, entre eles Valdeci Oliveira (PT, foto à dir.), exibiram cartazes pedindo a abertura da CPI.

 

Deputados da esquerda exibiram no plenário, onde ocorreu a posse do presidente da Assembleia, cartazes pedindo a CPI, entre eles Valdeci OliveiraFoto: Rede social (reprodução)


Independentemente da queda de baço, as concessionárias, CEEE Equatorial e RGE Sul, precisam ser cobradas, fiscalizadas e, sobretudo, responsabilizadas pelo péssimo atendimento à população.



Esquerda e deputados da direita no mesmo lado

 

A criação da CPI para investigar o atendimento das concessionárias de energia elétrica coloca do mesmo lado o bloco da esquerda e representantes da direita na Assembleia.


Confira as principais datas e prazos do calendário para as eleições municipais de 2024


Isso porque o requerimento para a abertura da comissão é assinado também pelos deputados Rodrigo Lorenzoni (PL), Kelly Moraes e Paparico Bacchi, todos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.


O pedido é assinado, ainda, pelo Capitão Martim, do Republicanos, sigla que recentemente ingressou na base do governo Leite.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Pré-candidatos a prefeito com decisões a tomar, presidente da Câmara na UFSM e cassado por abuso do poder religioso Anterior

Pré-candidatos a prefeito com decisões a tomar, presidente da Câmara na UFSM e cassado por abuso do poder religioso

Confira as principais datas e prazos do calendário para as eleições municipais de 2024 Próximo

Confira as principais datas e prazos do calendário para as eleições municipais de 2024

Jaqueline Silveira