O péssimo exemplo de São Paulo nas eleições de 2024

O péssimo exemplo de São Paulo nas eleições de 2024

Legenda: Reprodução

Os debates entre os candidatos a prefeito da capital mais rica e importante do país - São Paulo - têm se notabilizado pela baixaria e troca de acusações. Contudo, no último domingo (15), o embate, promovido pela TV Cultura, entre os prefeituráveis passou de todos os limites e das regras de civilidade.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 
O candidato do PSDB, o apresentador da Bandeirantes José Datena agrediu o influencer Pablo Marçal, do PRTB, com uma cadeira ao ser provocado pelo adversário. Em uma das manifestações, Marçal disse que Datena não teria coragem de fazer algo contra a sua integridade física, o chamando de “arregão”. O apresentador, então, levantou e agrediu Marçal com uma cadeira. O mediador do debate, Leão Serva, chamou o intervalo, enquanto os seguranças tentavam conter os ânimos.

 
Após o ocorrido, a emissora foi para o intervalo e, posteriormente, Datena foi expulso do debate por descumprimento de regras, enquanto Marçal foi procurar atendimento médico. Também estavam presentes os candidatos Guilherme Boulos (PSol), Marina Helena (Novo), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

 
Nesta segunda-feira (16), o Hospital Sírio-Libanês divulgou nota em que informou que Marçal, que passou a noite no estabelecimento, teve um traumatismo na região do tórax à direita e no punho direito, sem maiores complicações associadas. Também em nota nas redes sociais, Datena alegou que não defende o uso da violência para resolver um conflito, mas teve de tomar tal ação, visto que o oponente rompeu os limites da civilidade. Ele também afirmou que Marçal “não tem caráter” e que é uma ameaça à cidade de São Paulo.

 
Desde o início dos debates, o comportamento de Marçal tem sido reprovável, mas nada foi mais reprovável que a atitude de Datena, conhecido pelo seu pavio curto. O que menos a população de São Paulo tem visto são propostas. Já baixaria, sobra. Contudo, uma agressão física é o fundo do poço.

 
O mediador Leão Serva resumiu bem ao UOL o episódio: Foi “um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates”.


PSDB arrependido?

O PSDB, que foi hegemônico por décadas em São Paulo, enfraqueceu na eleição de 2022 e tende a descer a ladeira com a candidatura caótica de Datena.

 
Ele já deixava muito a desejar no desempenho em debates, entrevistas e mais pelas declarações polêmicas. Agora com a agressão, ficará difícil até levar adiante a candidatura. O apresentador, aliás, foge muito ao estilo dos tucanos que disputaram eleições ou governaram São Paulo, entre eles José Serra e Bruno Covas.


Leia mais

Eleições 2024: aplicativos facilitam o acesso a serviços eleitorais; conheça os principais

Jornal do Diário realiza série de entrevistas com candidatos a vice-prefeito de Santa Maria

Eleições 2024: Aplicativo do TSE já recebeu mais de 38 mil denúncias de propaganda irregular


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Homenagem no horário eleitoral em Santa Maria Anterior

Homenagem no horário eleitoral em Santa Maria

Jornal do Diário realiza série de entrevistas com candidatos a vice-prefeito de Santa Maria Próximo

Jornal do Diário realiza série de entrevistas com candidatos a vice-prefeito de Santa Maria

Jaqueline Silveira