No período do recesso da Câmara de Vereadores de Santa Maria, funciona a Comissão Representativa, e a primeira reunião ocorre na manhã desta quarta-feira, a partir das 10h, sob o comando do novo presidente da Casa, Manoel Badke (União Brasil), vereador Maneco. A novidade será a participação de dois novos vereadores que substituirão os titulares neste mês.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na vaga de Werner Rempel (PCdoB), assumirá Augusto Panzenhagen, líder comunitário no Bairro Nova Santa Marta. Ele, que tomou posse ontem, fez 402 votos nas eleições de 2020 e é o 2º suplente do PCdoB. Werner já se licenciou em outros momentos ao longo da Legislatura, quando assumiu a 1ª suplente, professora Maria Rita Py Dutra (PCdoB).
Já Zaloar Soares, assume no lugar do vereador Pablo Pacheco (Progressistas), que também se licenciará em janeiro. Líder comunitário ligado ao Bairro Camobi, ele, que assume hoje, fez 1.126 votos e é o 1º suplente do Progressistas.
Constituída pelos membros da Mesa e por, pelo menos, um parlamentar de cada bancada, a Comissão Representativa não analisa e vota projetos, somente despacha requerimentos. Durante a reunião, os vereadores também podem fazer manifestações.
Representação feminina na assessoria, não na Mesa Diretora
O vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, assumiu oficialmente ontem como o novo presidente da Câmara de Santa Maria para este ano. Junto com seu vice, Pablo Pacheco (Progressistas), ele recepcionou os servidores no plenário da Casa.
Badke aproveitou e fez um registro com as sete mulheres que trabalham no seu gabinete – Roselaine Couto, Mariana Mascarenhas, Jéssica Borges, Vera Lúcia Tiellet e Manoela Matos – e que irão atuar ao seu lado como comandante do Legislativo: Débora Garcia, chefe de Gabinete da Presidência, e Lena Mello, assessora da Presidência.
Aliás, a gestão de novo presidente, constituída só por homens, foi criticada, principalmente pela oposição, pelo fato de não indicar nenhuma mulher entre os sete membros.
Como está o cenário eleitoral à prefeitura de Santa Maria na virada para 2024
Nesta terça-feira, a assessoria da Presidência informou que as duas únicas mulheres – Anita Costa Beber e Roberta Leitão, Progressistas – do grupo que elegeu Badke foram convidadas, mas não aceitaram fazer parte da Mesa. Já as demais parlamentares não fizeram parte da chapa.