O ano novo que está logo ali à frente, mais precisamente na próxima segunda-feira, é muito importante para os municípios e seus habitantes. Afinal, em 2024, os eleitores escolherão os novos gestores municipais e os representantes dos parlamentos municipais.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, há, no momento, seis nomes anunciados como pré-candidatos a prefeito e um indeciso. Além disso, o partido de maior expressão da direita na cidade vive uma grande indefinição. A seguir, confira como está o cenário eleitoral no encerramento de 2023. Os nomes seguem a ordem alfabética.
Beto Fantinel (MDB)
Atual secretário de Assistência Social do governo Eduardo Leite (PSDB), é o nome da direção do MDB para concorrer a prefeito. Tem feito movimentos de pré-candidato, porém até agora não admitiu publicamente. Teria pedido um tempo ao partido para concluir ações da sua pasta até março.
Ewerton Falk (PL)
Depois da tentativa frustrada de filiar o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), o PL lançou, em final de setembro, o empresário para a prefeitura em 2024, nome também da base do governo Pozzobom (PSDB). É o atual presidente do Instituto de Planejamento (Iplan). Poderá, no futuro, compor como vice.
Giuseppe Riesgo (Novo)
O ex-deputado estadual foi lançado pré-candidato a prefeito em agosto. Foi convidado pelo Progressistas, sigla com quem tem afinidade, para se filiar e concorrer pelo principal partido de direita. Já esteve mais perto do Progressistas do que atualmente.
Paulo Burmann (PDT)
Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é o nome dos trabalhistas para representar a pré-candidatura própria na cidade. O anúncio foi feito durante o encontro regional do PDT, realizado em 20 de dezembro.
Rodrigo Decimo (União Brasil)
É o escolhido pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e seu entorno para defender nas urnas o projeto tucano de oito anos. O empresário esteve com o pé no PL, mas a filiação foi abortada por interferência do Palácio Piratini. Em breve, trocará o UB pelo PSDB para concorrer. Admitiu a pré-candidatura, publicamente, em outubro.
Tony Oliveira (Podemos)
Vereador em primeiro mandato, o comunicador de massa anunciou que não concorrerá à reeleição e lançou a pré-candidatura a prefeito no final de novembro. Poderá, ainda, compor uma chapa majoritária como vice, já que partidos o procuraram para uma dobradinha.
Valdeci Oliveira (PT)
É o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para a prefeitura em 2024 e defenderá seu próprio legado de oito anos (2001 a 2008). É o único que tem, neste momento, o pré-candidato a vice definido: o ex-prefeito José Farret, que se filiou ao União Brasil com esse propósito. Em julho, Farret se antecipou e anunciou a dobradinha. Mesmo assim, Valdeci relutava a confirmar, oficialmente, a pré-candidatura, o que só ocorreu em outubro.
Progressistas
Maior partido de direita em Santa Maria, o Progressistas não tem uma posição mais clara em relação ao cenário eleitoral de 2024. Com estrutura, tempo de TV e recursos, tentou atrair o ex-deputado Giuseppe Riesgo (Novo) para representar o partido na disputa. Poderá concorrer com candidatura própria, mas também tem a opção de compor de vice em uma chapa encabeçada pelo MDB. São possibilidades especuladas.