Jaqueline Silveira

Calourada entra oficialmente no calendário de eventos da cidade; saiba quando será a próxima edição

Calourada entra oficialmente no calendário de eventos da cidade; saiba quando será a próxima edição

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Oficialmente, a Calourada está no calendário de eventos de Santa Maria. Na sessão de terça-feira (20), o projeto, de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB) foi aprovado com 15 votos favoráveis e um contrário.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A votação foi acompanhada por representantes da Secretaria da Cultura, do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), da Guarda Municipal, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Liga Interatléticas de Santa Maria, órgãos que participaram da organização da 1ª edição da Calourada, junto com UFSM e DCE, realizada em novo formato e local. 


Com uma grande estrutura e aparato de segurança, o evento foi realizado, em março, na Gare, atraindo 58 mil pessoas nos quatro dias de show. A próxima edição ocorrerá no começo de agosto e a prefeitura e demais organizadores estudam a duração e atrações, mas deverá ser uma estrutura menor neste 2º semestre, como já adiantou o pefeito Jorge Pozzobom (PSDB).


Em sua manifestação, Rudys destacou que a Calourada “surge de um trabalho coletivo” e que, agora, “tem um espaço seguro e acolhedor” aos jovens”, elogiando a atuação das polícias, principalmente da Brigada Militar, na segurança do público – a exemplo do que fizeram outros parlamentares. 


De oposição ao governo Jorge Pozzobom (PSDB), João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas, defendeu o uso de recurso público para a realização do evento, motivo de críticas de alguns vereadores e de parte da comunidade. “Tem de haver um aporte financeiro de parte do poder público. É claro que sim, senão, não tem sucesso”, afirmou o policial da BM.

 
Já o comunicador Tony Oliveira (Podemos) foi o único voto contrário ao projeto, contudo suavizou as críticas. Disse que não é contra a festa dos jovens, mas que todos os eventos incluídos no calendário do município deveriam, então, receber verba pública. Ainda insistiu que o dinheiro investido – cerca de R$ 430 mil pela prefeitura – poderia ser utilizado para resolver outros problemas, embora o recurso fosse específico da Cultura e Gabinete do Prefeito, não podendo ser usado, por exemplo, na saúde.

 
A Calourada foi um sucesso e o dinheiro aplicado na segurança dos estudantes é investimento e não gasto. Além disso, a população em geral, especialmente da periferia, teve a oportunidade de assistir a shows de alto nível e de graça. Agora, no calendário de eventos, facilitará a captação de verba privada para a Calourada.


Aparte

  • Nesta quinta (22), na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Maria, será votada mais uma moção. Desta vez, é de repúdio ao governo brasileiro por ter recebido a visita oficial do “presidente e ditador da Venezuela, Nicolás Maduro”. O autor é o vereador Tubias Callil (MDB).
  • Também na sessão será votada a formação de uma frente parlamentar em defesa dos direitos da pessoa idosa. A proposta foi apresentada pela vereadora Roberta Leitão (Progressistas).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto social de Santa Maria é apresentado ao Comitê de Patrocínio do governo federal Anterior

Projeto social de Santa Maria é apresentado ao Comitê de Patrocínio do governo federal

Reforma do IPE Saúde: quem votou contra e quem votou a favor Próximo

Reforma do IPE Saúde: quem votou contra e quem votou a favor

Jaqueline Silveira