
Foto: Divulgação
Mais uma vez, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Santa Maria coloca o seu bloco na rua na campanha contra o assédio e a importunação sexual durante o Carnaval 2024.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desde sábado (10), o grupo, liderado pela vereadora Marina Callegaro (PT), coordenadora da Procuradoria, tem percorrido clubes e espaços públicos da cidade. O objetivo é conscientizar os foliões sobre a campanha “Não é não – diga Não ao Assédio – curta com alegria, mas respeite as gurias!” sobre a importância “do respeito aos limites e da não aceitação do assédio e da importunação”, principalmente em eventos de grande aglomeração, como as festas de Momo.
As ações começaram pelo Calçadão Salvador Isaia, passando pelo Bar do Garça, Avenida Tênis Clube, Cadoz Boulevard e Folia Social no Largo da Locomotiva. Hoje, no encerramento da iniciativa, integrantes da Procuradoria da Mulher percorrerão os clubes Dores e Esportivo.
Desde o início deste ano, vigora em Santa Maria a lei que cria o “Protocolo não é não” de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual e assédio em casas noturnas, bares, eventos, shows, entre outros espaços.
De autoria de Marina Callegaro, o projeto tem a participação também das vereadoras Helen Cabral (PT) e Luci Duartes (PDT), Tia da Moto. Em nível nacional, a legislação de proteção às mulheres entrou em vigor no final de dezembro de 2023.