Janela partidária motiva especulações sobre troca de partidos dos vereadores Badke, Juba e Roberta. E mais os rumos do PSB em 2024

O Carnaval dará uma pausa nas articulações para as eleições 2024 e alguns pré-candidatos a prefeito, inclusive, irão aproveitar para um descanso, uma vez que, depois, a agenda tende a ficar mais intensa. Mas passada a folia, partidos retomarão as conversas.


Quer receber nossas notícias em primeira mão? Conheça o novo canal do Grupo Diário no WhatsApp


E como fevereiro é curto, março está no horizonte e é o mês da janela partidária, período em que vereadores poderão trocar de partidos sem correr risco de perder o mandato. Também é o prazo de filiação ou troca de sigla para interessados em concorrer.

 
Confira o carnaval das movimentações e especulações sobre 2024...


PL no horizonte?

Vereadora de primeiro mandato, Roberta Leitão é alvo de muitas especulações sobre a possibilidade de trocar o Progressistas pelo Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. 


Questionada pela coluna, ela disse: “Eu sou progressista e cerrei fileiras desde ativista nessa família, embora isso não signifique tanto aos caciques partidários que optam em me deixar alijada das articulações, ignorando que sou uma das vereadoras mais atuantes da cidade e a mais atuante no espectro da direita”.


Pré-candidatos a prefeito com decisões a tomar, presidente da Câmara na UFSM e cassado por abuso do poder religioso


E admitiu que foi procurada por algumas legendas. “Sempre prezei pelo bom diálogo com todos e recebi diversos convites para concorrer em outras siglas, inclusive à majoritária”, afirmou Roberta. 


Eleição obrigará Pozzobom a mexer na equipe


Ela destacou, ainda, “(...) que tenho focado meu trabalho e minha postura na defesa do conservadorismo, dos valores, do bem e da verdade! Essa é a única preocupação e a grande missão!”

 
A partir das declarações da vereadora sobre seu futuro, leitor/eleitor tire suas próprias conclusões.


Fica onde está?

Juliano Soares (PSDB), Juba, é outro parlamentar envolvido em especulações na janela partidária, que vai de 7 de março a 5 de abril, e que poderia rumar para o MDB ou Progressistas. 


Confira as principais datas e prazos do calendário para as eleições municipais de 2024

Ele confirmou que foi convidado só pelo Progressistas, mas que não abre mão de estar em um partido “do lado do Rodrigo Decimo (União Brasil)”, atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito do governo Jorge Pozzobom (PSDB).

 
Como a direção do Progressistas já afirmou que, no primeiro turno, não apoiará o nome do governo, Juba indica que ficará onde está, ou seja, no ninho tucano.


Embarca com a família

  Atual presidente da Câmara de Santa Maria, Manoel Badke, Maneco, não concorrerá à reeleição e já reafirmou por várias vezes que gostaria de ser pré-candidato a vice- prefeito pelo União Brasil em uma chapa de centro-direita. 


Entretanto, o seu atual partido já fechou uma aliança com o PT, do pré-candidato a prefeito Valdeci Oliveira.

 
Como Badke não concorda com essa posição, ele disse que aguardará o dia 5 de abril para tomar outro rumo, que será o Republicanos. Parte da família já se filiou à legenda, pela qual seu filho, Guilherme Badke, disputará vaga à Câmara na sua sucessão.

 

Com olho na majoritária

A direção do PSB, juntamente com os dois vereadores – Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso –, reuniu-se, na última quarta-feira, para tratar das eleições, principalmente da nominata ao Legislativo. O PSB também prepara um nome para a disputa a prefeito, já que Paulo Ricardo manifestou o desejo de concorrer.


Eventos climáticos são obrigatórios na agenda dos pré-candidatos a prefeito

No dia 22, a direção municipal do PSB, informou o presidente Celso Carvalho, terá uma reunião com a cúpula estadual para tratar dos rumos da legenda no pleito em Santa Maria. 


Carvalho defende o “protagonismo” do PSB na majoritária, de prefeito ou vice. Mais adiante, os socialistas podem se aliar com o PDT, do pré-candidato Paulo Burmann.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Procuradoria da Mulher faz o bloco da conscientização no Carnaval de Santa Maria Anterior

Procuradoria da Mulher faz o bloco da conscientização no Carnaval de Santa Maria

Ipassp custeará diferença em plano de saúde de servidores, sossego público e a polêmica decisão de Toffoli Próximo

Ipassp custeará diferença em plano de saúde de servidores, sossego público e a polêmica decisão de Toffoli

Jaqueline Silveira